
Além dos pontos críticos da cidade, a situação do interior também preocupa Foto: Divulgação TP
Não é de hoje que a situação das vias urbanas e estradas do interior de Pinheiro Machado está um caos. Diante das tantas reclamações da população e com o grande volume de chuvas dos últimos dias, na última sexta-feira (11), o prefeito Zé Antônio, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores, Mateus Garcia (PDT), e do secretário de Obras, Rui Sérgio Duarte, percorreram alguns pontos críticos.
Para Garcia, a realidade é extremamente preocupante. “O que vimos, ainda mais depois das fortes chuvas dos últimos dias, é o mais grave que já vi. Temos muito trabalho pela frente”, destacou. Conforme informou, para dar início aos reparos nas ruas, o material necessário já foi removido pela escavadeira hidráulica do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja). Segundo o parlamentar, a expectativa agora é que o tempo fique firme para que o trabalho possa ser realizado na cidade e que, ao mesmo tempo, outras equipes estejam atuando nos pontos mais urgentes do interior.
ATENÇÃO ESPECIAL – Ainda na quinta-feira (11), os vereadores Mateus Garcia e Wilson Lucas (PDT) atenderam ao chamado de um morador da Avenida Mário Simões Lopes, que relatou o rompimento de uma galeria pluvial que passa embaixo da sua residência.

O caso do morador da Avenida Mário Simões Lopes vai precisar de atenção especial Foto: Divulgação TP
Conforme explicou o secretário de Obras, trata-se de um caso bastante crítico – que vai além do grande acumulado de chuvas. “O fato é que nem poderia ter sido construída uma casa em cima daquela tubulação, é um risco constante para os moradores”, disse.
Segundo informou Rui Sérgio, ficou acertado que o município dará uma atenção especial para a situação que é de risco. “Assim que parar a chuva vamos até o local fazer a troca dos dois bueiros que existem ali e que acabaram danificados. É um trabalho bastante delicado porque vai ter que ser todo manual, não tem como entrarmos com as máquinas no pátio”.
PRIORIDADES – Na manhã desta segunda-feira (14), o TP entrou em contato com o secretário da pasta, responsável pela execução do trabalho de manutenção das ruas e estradas do município. Para Rui Sérgio, que lamenta não poder atender toda a demanda que é extremamente necessária, mais uma vez, há uma série de complicadores para que o trabalho seja feito.
“Nós precisávamos da máquina para retirar o material que seria colocado nas ruas e acabamos conseguindo nesse primeiro final de semana do ano. A escavadeira do Cideja ficou no município por três dias e então nós já poderíamos ter dado início na manutenção, mas aí começaram as chuvas”, justificou.

Para que não fosse interrompido, o trecho na estrada do Sabugueiro recebeu melhorias
Conforme destacou, é preciso aguardar por condições climáticas mais favoráveis. “Vamos continuar acompanhando a previsão do tempo. Agora, por exemplo, o sol está querendo aparecer, mas a previsão é de mais chuvas para os próximos dias. Não adianta darmos início aos reparos e a chuva levar tudo”, disse. A ideia é começar o trabalho pela Rua Nico de Oliveira e seguir pelas outras localidades, até que as condições de infraestrutura sejam resolvidas.
PREVISÃO – De acordo com o site Tempo Agora, os próximos dias ainda serão de chuvas em Pinheiro Machado. Apesar de acumulados mais baixos que os registrados nos últimos dias, na quinta-feira (17) por exemplo, a expectativa chega a 30 milímetros de chuva.