PANDEMIA

Votorantim Cimentos está atenta à propagação do coronavírus

A partir do depoimento do caso confirmado de co­ronavírus em Pinheiro Machado, o Tribuna do Pampa entrou em contato com a asses­soria de imprensa da Votorantim Cimentos para verificar as ações diante da pandemia. O paciente, considerado recuperado desde a quinta-feira (16), contou que é colaborador da empresa e recebeu todo o suporte – inclusive para ser submetido ao exame laboratorial na rede particular. Neste mesmo dia, através da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), ocorreu um bate-papo virtual com o tema “Covid-19: orientações para prevenção e atuação do mu­nicípio frente à pandemia”. Na oportunidade, além da médica Letícia Sphor, participou a en­fermeira da Vigilância em Saúde, Marina Scheer, e o vice-prefeito Jackson Cabral.

ADAPTAÇÕES Para o jornal, a Votorantim relatou que está constantemente atenta à situação em todas as unidades e novas medidas poderão ser tomadas a qualquer momento. Diante do avanço global da pandemia da Covid-19, a empresa tem tomado uma série de medidas visando a saúde e a segurança de seus em­pregados, familiares, prestadores de serviços, parceiros, clientes e comunidades nas quais atua. Entre as ações, o monitoramento e acompanhamento da saúde dos empregados, reforço na higie­nização e limpeza dos locais de trabalho, áreas comuns e ônibus fretados, separação das pessoas e mudança na rotina dos refeitórios, uso de termômetros infraverme­lhos nas portarias das unidades, orientações de saúde e higiene para motoristas e transportadores, proibição de viagens a trabalho (domésticas e internacionais), cancelamento de treinamen­tos, reuniões e eventos, suporte técnico de telemedicina, apoio psicológico para empregados e familiares, proibição de visitantes estrangeiros e adoção de trabalho remoto para as áreas administra­tivas e corporativas, comercial, equipes da Central de Rela­cionamento ao Cliente (CRC), do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), entre outras.

Nas unidades de produ­ção da empresa, que incluem as operações de cimentos, insumos agrícolas, agregados, argamas­sas, cales e fazendas, houve uma redução expressiva no número de pessoal em atividade, com a manutenção de contingentes mínimos que trabalham com cuidados reforçados de saúde, higiene e segurança. Os Centros de Distribuição (CDs) com baixo volume de produtos tiveram a operação suspensa e os demais operam com o menor número de pessoas possível. Na operação de concreto Engemix, as filiais continuam atuando com o me­nor contingente de pessoas para atendimento de obras ainda em execução, de forma a garantir o abastecimento dos clientes e reduzir o impacto no setor de construção civil, grande gerador de empregos.

SUPORTE De forma a contribuir com a sociedade brasileira na luta contra o avanço do coronavírus e seus efeitos, a Votorantim anun­ciou que, por meio do Instituto Votorantim, atuará em duas fren­tes: redirecionando os projetos atualmente em execução nos municípios em que as empresas da Votorantim estão presentes para focar em ações de combate à Covid-19 e também anunciou apoio financeiro adicional de R$ 50 milhões às autoridades públicas, instituições de saúde e entidades privadas da sociedade civil para a compra de itens como kits para testes, respiradores e de­mais equipamentos essenciais de saúde. As iniciativas terão apoio técnico e médico da Beneficência Portuguesa de São Paulo, orga­nização apoiada historicamente pela Votorantim. Adicionalmente, a Votorantim Cimentos também anunciou a criação de um fundo com recursos próprios para apoiar as comunidades vizinhas às suas operações no combate ao coro­navírus. O fundo, que recebeu aporte inicial de R$ 5 milhões, será a fonte de recursos para atender aos pedidos que chegam de instituições, associações e ou­tras entidades públicas e privadas localizadas nos municípios onde a empresa atua.

DOAÇÃO DE EPIs O município de Pinheiro Machado receberá kits de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), composto por máscaras N95, máscaras descar­táveis, luvas, aventais e álcool em gel, com o objetivo de apoiar o trabalho dos profissionais de saúde na prevenção e combate ao coronavírus. Os recursos para a aquisição dos insumos vieram de um fundo criado pela Votorantim para atender as demandas das comunidades nas ações contra a Covid-19. O aporte é coordenado pelo Instituto Votorantim em par­ceria com a Votorantim Cimentos.

RESPIRADORES Para ajudar no tratamento de pacientes com Covid-19, a Votorantim Cimentos em parceria com o Serviço Nacio­nal de Aprendizagem Industrial (Senai) vem realizando diversas ações envolvendo conserto e transporte de respiradores. Os equipamentos são essenciais no tratamento de doentes que apre­sentam sintomas graves da doença e estima-se que cada ventilador recuperado ou consertado atenda até dez pessoas durante a pande­mia. Em diversos estados, empre­gados das fábricas da Votorantim Cimentos atuam como voluntários na força-tarefa que realiza a ma­nutenção de respiradores mecâ­nicos. Nas regiões contempladas pela parceria, qualquer hospital que tenha algum equipamento desses parado e queira realizar a manutenção pode entrar em con­tato com o Senai para solicitar o serviço. Somente a desinfecção e o transporte dos aparelhos ficam a cargo dos hospitais.

“Seja por meio do vo­luntariado ou das doações, rea­firmamos nosso papel de empresa cidadã comprometida com o país e os brasileiros. O desafio de enfrentar os efeitos da Covid-19 é enorme, mas a Votorantim Ci­mentos reforça a crença de que, com a união de esforços do poder público, empresas e comunidades, trabalhando de forma coordenada e em sintonia, esta crise vai pas­sar”, ressalta Priscilla Alvarenga, gerente de Transformação Social da Votorantim Cimentos.

Comentários do Facebook