EVENTO REGIONAL

24ª Festa do Colono encerrou com avaliação positiva pelo prefeito Renato Machado

Shows, apresentações e gastronomia colonial foram grandes atrativos do evento

Ginásio lotou na tarde de domingo Foto: Silvana Antunes TP

A chuva que atingiu o município de Hulha Negra até o sábado (10) deixou o clima um pouco tenso na 24ª Festa do Colono. Isso porque, a instabilidade climática causou alguns transtornos iniciais na festividade, tanto para a organização do evento, como para os expositores.

Porém, no sábado o instabilidade foi embora e o sol voltou a brilhar no município, principalmente neste domingo (11), último dia da festa e o ginásio municipal permaneceu lotado a partir do meio da tarde.

João Luiz Correa foi a grande atração de sábado Foto: Joanes Araujo/Especial TP

A gastronomia típica colonial, as apresentações artísticas e os maravilhosos shows garantiram uma ótima festa, levando mais de 1000 pessoas ao baile principal da 24ª Festa do Colono, com João Luiz Correa e grupo Campeirismo na noite de sábado. Outras importantes atrações foram Os 4 Irmãos, que animaram o fandango da noite, a banda Long Neck no estilo pop rock e a cantora nativista Bibiana, responsável por fazer a festa no início da noite.

Encerrando a festa, o pagode do Pretinho Básico e o sertanejo de Kétlen Esquírio antecederam dois grandes shows, o nativista Cristiano Quevedo e a Banda Barbarella para encerrar a noite e a maior festa da cidade.

Prefeito Renato Machado agradeceu a todos os presentes Foto: J. André TP

No fim da noite a reportagem do TP conversou com o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, que falou sobre os fatos antecedentes à festa, equipe e encerrou com uma avaliação do evento. “A festa é bastante preocupante, pois temos um inverno bastante rigoroso, com muita chuva e frio nesse período. Nossa equipe é muito boa, se prepara, foi tudo muito bem feito, mas precisava mesmo do acontecimento que houve no domingo, tempo bom, pois é isso que faz a festa. Tivemos quatro dias com chuva, o que nos preocupou bastante, mas nos recuperamos, o baile foi muito bom, atingiu nossas expectativas de público presente, assim como deste domingo que em torno de 10 mil pessoas, entre pagantes e não pagantes circulam pelo parque do evento. Isso vai efetivando e nos dando a certeza de que estamos no caminho certo e já nos faz pensarmos em nos prepararmos para o próximo ano. Encerramos de forma muito positiva”, avalia o gestor.

Área comercial contou com ótimo público na tarde de domingo Foto: J. André TP

EXPOSITORES – Apesar da avaliação positiva por parte do governo, o TP conversou com expositores de diferentes ramos. Eles preferiram não ser identificados, mas foram unânimes em dizer que as vendas baixaram muito nesta edição da festa.

Segundo os expositores, a comercialização dos produtos esteve abaixo da expectativa, parte em razão da instabilidade climática e parte, em razão da disposição do lonão – no caso do setor comercial. Isso porque, segundo relatado a reportagem do TP, o lonão comercial não ficou com visibilidade e muito distante da entrada do ginásio. Outro fator apurado pelo TP que ocasionou o descontentamento foi a data da festividade, visto o domingo (11), ser Dia dos Pais e em razão da união familiar, muitas pessoas deixaram de visitar a festa.

NOITE GOSPEL – Nem mesmo a chuva que atingiu o município impediu a realização de uma bela noite de fé e festividade na sexta-feira (9). A Noite Gospel deu início as apresentações e shows da 24ª Festa do Colono de Hulha Negra. O evento foi aberto oficialmente pelo vice-prefeito e presidente da comissão organizadora da festa, Marco Igor Ballejo Canto, que juntamente com a Corte de Soberanas, agradeceu a todos pela presença e exaltou a noite como um momento de fé. A noite teve continuidade com uma oração e apresentações das igrejas Valorização Humana, Família de Deus e das crianças da igreja Pentecostal Refúgio da Paz. O evento foi finalizado com a apresentação do cantor Evandro Paz.

CERIMONIAL – Por mais um ano a condução do evento está a cargo dos apresentadores Silene Comim e Henrique Outeiro, que de forma harmoniosa animaram o público e convidavam a participar das várias atrações.

Domingo com fila e mais de 960 cafés servidos

Público esperava ansioso a abertura
do café colonial. Grupo composto, na
maioria por idosas, foi o primeiro a
passar após as Soberanas Foto: Silvana Antunes TP

Nem mesmo o tempo fechado e a neblina do início da manhã de sábado (10) atrapalharam a abertura do carro-chefe da 24ª edição da Festa do Colono, o café colonial, servido na área interna do ginásio municipal, em estrutura ampliada, organizado e coordenado pela equipe da Emater.

Tortas doces e salgadas, bem como pratos
quentes foram expostos ao público Foto: Silvana Antunes TP

Tortas doces e salgadas dos mais diversos sabores, bolos, cucas, polenta, linguiça e tudo o que um legítimo café à moda colonial tem direito foi produzido por 10 famílias hulhanegrenses e comercializado a R$ 48 o quilo.

A abertura foi realizada pelas soberanas da festa, Vitória Rampelloto (rainha), Bruna da Silva (1ª princesa) e Paula Morgana Wagner (2ª princesa) e logo após aberto ao público, que pode degustar os cerca de 120 itens que compunham o café.

Em contato com a equipe responsável pelo café, foi repassada a quantia de 966 cafés servidos.

Comentários do Facebook