REGIONAL

Aapecan de Bagé mobiliza a comunidade para construir casa de apoio

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.
A Aapecan conta com uma equipe de voluntários e apoio da comunidade

A Aapecan conta com uma equipe de voluntários e apoio da comunidade Foto: Divulgação TP

Amor. Assim resumi­ram as voluntárias da Associação de Apoio a Pessoas com Cân­cer (Aapecan) quando, na última semana, estiveram na redação do TP e foram questionadas sobre a base do trabalho que realizam em Bagé. “Nós fazemos tudo com amor e por amor”, disse a psicóloga Francione Pimenta e a assistente social Ani Vaz.

Com apoio voltado aos pacientes oncológicos, a instituição busca auxiliar com visitas domiciliares, sestas básicas, remédios e atendimento psicológico. “Depois da visita domiciliar é feito um rastreamento pra ver quais famílias neces­sitam de sesta básica, por exemplo. Alguns por conta própria avisam que nesse mês não vão precisar, eles tem esse bom senso de in­formar porque é realmente pra quem precisa mais”, contou Ani.

Além dos cuidados com os portadores da pato­logia, o apoio psicológico também é destinado aos familiares. Segundo Fran­cione, é comum a família chegar muito mais adoen­tada que o próprio paciente. “Além do paciente e do fa­miliar mais próximo, muitas vezes eu acabo atendendo o filho do familiar e assim por diante. É bastante complica­do porque a doença acaba desestruturando todos que convivem com ela”.

Para conseguir desenvolver todo esse tra­balho, a Aapecan sobrevive exclusivamente de doações da comunidade. A entidade sem fins lucrativos conta com 14 unidades de atendi­mento e 10 casas de apoio no Rio Grande do Sul. Na região, Pelotas é o local mais próximo para abrigar pacientes diagnosticados com câncer ao longo do tratamento. Bagé conta com a sua unidade de atendi­mento, mas atualmente está buscando recursos para que também consiga disponibi­lizar melhores serviços em sede própria.

Conforme explica­ram as profissionais, o local já foi adquirido através de arrecadações na campa­nha “Troco Solidário” do Supermercado Nicolini. “Agora a nossa intenção é arrecadar materiais de cons­trução pra que se consiga dar esse apoio ao pessoal que vem de fora. Às vezes precisam de um lugar pra descansar quando saem da quimioterapia, só passar a noite ou até mesmo fazer uma refeição”. Empenha­das na causa voluntária, além do atendimento aos pacientes, o foco na busca por donativos é bastante motivado pelo retorno do trabalho que desempenham na instituição. “Saímos dali todos os dias com a sensa­ção de dever cumprido por estarmos tentando ajudar e aliviar aquelas dores”, salientaram.

aapecanSAIBA MAIS A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer foi fundada no dia 5 de março de 2005, em Ca­xias do Sul. A ideia de abrir uma entidade que apoiasse portadores da doença surgiu a partir de um grupo de voluntários que realizava atividades para a comuni­dade (visitas em hospitais, bairros e associações bene­ficentes). Durante as visitas, perceberam a dificuldade enfrentada pelas pessoas com câncer para terem todas as suas necessidades básicas atendidas, principalmente no período pós-internação – onde a continuidade do tra­tamento e dos suplementos necessários é de custo ele­vado. Diante da fragilidade socioeconômica e emocio­nal que a doença provoca no paciente e em toda a família, os profissionais da Aapecan acolhem, orientam e identificam as necessida­des dos que buscam ajuda em uma das unidades.

CADASTRE-SE – Para realizar o cadastro na instituição é necessário levar até a unidade (Rua Dr. Breno Ferrando, nº 2325 – Bagé/RS) um laudo médico atual e original que possua CID, xerox do RG, CPF, comprovante de renda e residência e do cartão do SUS. Mediante a apresentação destes documentos e após a visita domiciliar do serviço social é efetivado o cadastro na Aapecan.

DOAÇÕES –
Para efetu­ar doações de qual­quer quantia em di­nheiro, alimentos e/ou materiais de construção para a casa de apoio, a equipe solicita con­tato pelo telefone (53) 3241 9929.

Comentários do Facebook