POLÍTICA

Em nota, Folador comunica desistência de pré-candidatura a presidência República

Folador alega questões pessoais para a desistência

Folador alega questões pessoais para a desistência Foto: Divulgação TP

O prefeito de Candiota por dois mandatos, Luiz Carlos Folador (2009-2012 e 2013-2016) publicou na noite desta segunda-feira (25), por volta das 20h30, uma nota em seus perfis de Facebook, comunicando sua decisão em não mais continuar com seu projeto em ser candidato a presidente da República em 2018.

Folador, que segue filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT), conversou rapidamente com a reportagem do TP, quando assinalou que a desistência é para 2018, mas que o projeto continua de pé. Sem entrar em detalhes, ele alega razões pessoais para a tomada da decisão.

Perguntado se disputaria outro cargo nas eleições do ano que vem, o ex-prefeito disse que não há qualquer possibilidade disso. “Seria mais um a fazer o mesmo de sempre. Quero ser presidente da República e isso não é soberba ou loucura. É apenas uma constatação de que só assim é possível fazer o que imagino para o Brasil”, disse.

Confira à seguir a íntegra da nota:

Prezados amigos, peço a atenção de todos.

Ao longo de quase 30 anos de vida pública, atuando no Rio Grande do Sul, em Brasília e boa parte do nosso país, conheci homens e mulheres que são exemplo a serem seguidos, pessoas dedicadas a nobres causas. O Brasil é um país rico, gigante, com pessoas que enfrentam a cada dia novos obstáculos. Procurei ao longo desses anos todos andar de cabeça erguida, humilde, focado, com muita coragem, aprendendo com os erros e acertos, para enfrentar cada um dos desafios e obstáculos postos. Nunca me entreguei. Segui, sigo e seguirei firme.

Nestas quase 3 décadas de vida pública, fui vereador, Secretário Municipal, Assessor no Ministério da Agricultura, Prefeito do município de Candiota/RS, Presidente da FAMURS, Presidente do CIDEJA, todas essas funções exerci com muita responsabilidade e dedicação, abrindo mão de estar com meus familiares e amigos, fiz tudo isso com muito amor, dedicação, com uma força que vinha nem sei de onde, foram muitas horas, dias, meses e anos dedicados a nobres causas, pois acredito na política para transformar a vida das pessoas.

Encerro minhas atividades na vida pública mas sou daqueles que ainda acredita no Brasil, acredito em cada um dos 208 milhões de Brasileiros, independente da sua classe econômica, religião, grau de escolaridade, profissão, local de moradia. Na minha humilde opinião para sairmos desta crise sem precedentes precisamos buscar soluções e não possíveis culpados. Precisamos seguir exemplos que deram certo, pelo mundo afora, exemplo daqueles países que passaram por crises muito maiores do que o Brasil está passando, uniram forças e deram a volta por cima, cito a Alemanha, Japão, Coreia do Sul, Finlândia, Costa Rica e tantos outros.

Precisamos aprovar um novo Pacto Federativo, com uma distribuição justa das riquezas para os municípios, atualmente, todos os 5470 municípios juntos ficam com apenas 18% das riquezas enquanto a União fica com quase 60%. Tudo isso em Brasília, gerando corrupção, privilégios e superfaturamento. Isso precisa mudar. Na Alemanha os municípios administram cerca de 50% das receitas.

Ao longo de vários anos estou me preparando para me lançar como Pré-Candidato à Presidência da República, desde o ano de 2013 venho me preparando, estudando, viajando, conhecendo o nosso País e também outros Países, entre eles a Alemanha, França, Portugal, China, Espanha, e outros.

Levo a política muito a sério, faço tudo com a maior transparência, me considero preparado para esse desafio. Nesse momento comunico a todos, que por motivos pessoais e profissionais, estou dando um tempo para esse grande projeto.
Agradeço, de alma e coração, aos amigos que a vida me deu. A minha família também, a qual amo muito, e que Me orgulho muito dela. Agradeço aqueles que trabalhamos juntos, agradeço a confiança que tive de todos.
Obrigado, muito obrigado. O meu forte e caloroso abraço em cada um. Vamos nos encontrar pelas estradas da vida.
Todos nós precisamos lutar por um Brasil melhor.

Luiz Carlos Folador, cidadão Brasileiro.

Comentários do Facebook