FUTEBOL FEMININO

Apesar de derrota, AEJE considera positivo resultado contra o Grêmio

Jogo adiado da primeira rodada terminou 3 a 0 para as portoalegrenses, que possuem a melhor equipe da competição até aqui

Apesar da derrota, equipe candiotense conseguiu neutralizar muito o jogo da melhor equipe da competição até o momento Foto: J. André TP

O Grêmio de Porto Alegre, que é a equipe gaúcha que há mais tempo investe no futebol feminino no Rio Grande do Sul e talvez seja a que possui a maior e melhor estrutura aqui no Estado, não encontrou facilidades para vencer a equipe candiotense da Associação Esportiva João Emílio (AEJE) no último domingo (10), no estádio 20 de Setembro, na Vila Residencial, em Candiota.

A forte marcação imposta pelas candiotenses só foi superada pelo Grêmio aos 23 minutos da primeira etapa, em gol marcado por Shaiane. Logo em seguida, o placar foi ampliado para 2 a 0, com gol de Carolina.

Na segunda etapa, a mesma aplicação tática em defender foi colocada em prática pela equipe da AEJE, porém, no finalzinho do jogo, aos 45 minutos, Rafaela de cabeça, deu números finais ao jogo. O destaque do jogo foi para a goleira da AEJE, Daniela, que fez várias defesas difíceis e também contribuiu para que o placar não fosse mais elástico.

 

POSITIVO – Diante de todas as circunstâncias, levando-se em consideração que a equipe gremista é a melhor da competição até o momento e muito provavelmente estará na final, o resultado de derrota foi considerado positivo pelo técnico da AEJE, Denilson Aquere, o Dé.

Segundo ele, perder de três gols de diferença, sendo um nos acréscimos de uma equipe que é praticamente profissionalizada e que treina todos os dias, foi um bom resultado. “As nossas meninas praticamente não treinam juntas e muitas delas jogaram futsal pela manhã e vieram pro jogo à tarde. Nos comportamos muito bem. Nos faltou um pouco de perna para suportamos mais a pressão”, analisa.

Conforme Dé, o adversário da AEJE na chave é a equipe do Rio Grande. “Vamos brigar com elas pelo segundo lugar e pela classificação”, explica.

 

Técnica gremista, Patrícia Gusmão, considerou jogo difícil contra a AEJE Foto: J. André TP

RECONHECIMENTO – A técnica do Grêmio, Patrícia Gusmão, elogiou a equipe candiotense, que segundo ela, valorizou a vitória gremista. Na avaliação dela, o jogo foi bom, destacando que já sabia da qualidade da equipe da AEJE. “Foi uma partida difícil, pois além de tudo tivemos o desgaste da viagem. O importante é que mantivemos a invencibilidade e também ainda não tomamos gols na competição”, disse.

A experiente técnica também avalia importante o campeonato gaúcho, que apesar das dificuldades das equipes de um modo geral, a participação do Grêmio também é um reconhecimento a este esforço. “Isso mobiliza  e faz com que possamos ter mais estrutura no futuro. É bom para todo mundo”, avalia.

Analisando o futebol feminino como um todo, Patrícia sustenta que jamais ele poderá ser comparado ao masculino. Ela entende que a seleção brasileira passa por renovação e que as exigências da Fifa, Comebol e CBF para que os grande clube invistam na modalidade é muito importante. “Aqui no RS ainda estamos um pouco atrás, mas estamos evoluindo. É uma luta diária”, salienta.

 

CLASSIFICAÇÃO – A equipe do Grêmio é a líder isolada da Chave A, com 9 pontos ganhos e 31 gols marcados em apenas três partidas e nenhum sofrido. A AEJE é a vice-líder com quatro pontos, mesma pontuação do Rio Grande, que possui saldo de gols pior. O lanterna é o Palestra de Carazinho, que perdeu as três partidas e não somou pontos.

No returno, a AEJE jogará as três partidas fora de casa. O próximo compromisso será no próximo dia 24 contra o mesmo Grêmio, em Porto Alegre.

Comentários do Facebook