CORONAVÍRUS

Bagé anuncia realização de testes rápidos na população

Anúncio dos testes foi feito nesta tarde Foto: Reprodução TP

Fazendo o primeiro teste rápido para o novo coronavírus, ao vivo pelas redes sociais, o prefeito de Bagé, Divaldo Lara, anunciou o início de um total de quatro ciclos de testes que serão feitos na população de Bagé para que possa ser feito um mapeamento epidemiológico na cidade.

Conforme o gestor serão 3.200 testes, sendo 1.800 durante pesquisa, com resultados em aproximadamente 15 minutos, para que se possa conhecer a realidade de Bagé quanto à pandemia da Covid-19. “Vencemos uma fase importante, mas precisamos manter os indicadores e fazer o que os protocolos exigirem”, frisou.

Presente, ao vivo, o secretário de Saúde Mário Mena falou da importância dos testes para que se tenha noção do que realmente acontece em Bagé. Ele lembrou que os testes trarão os índices atuais. “Com essa pesquisa e os resultados dos testes, saberemos o que fazer no futuro. Lembramos que estamos em liberdade compartilhada e devemos seguir tomando atitudes corretas, porém vejo que para a flexibilização, as pessoas precisam utilizar máscaras “, afirmou.

A reunião transmitida ao vivo contou com a participação das professoras da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Jenifer Harter e Débora Pelegrine, que falaram sobre a visão acerca do município. “Acredito que 11 dias sem casos novos é um excelente indicador, o que mostra que o contágio foi bloqueado. Pesquisadores comentaram que Bagé fez ações no momento certo, mas isso não quer dizer que devemos fazer relaxamentos, pois ainda temos muito mais perguntas do que respostas. Precisamos fazer estudos e observar essa doença”, disse a professora Débora.

Já Jenifer lembrou do trabalho feito em parceria com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), na pesquisa do Estado. “Primeiro gostaria de elogiar o trabalho feito no município, pois através de um mapeamento foi possível ter esse controle na cidade. Com isso podemos dizer que os primeiros casos estão resolvidos e devemos trabalhar para que alguém não volte a disseminar o vírus aqui. A pesquisa vai mapear o município e trazer orientação”, manifesta Harter.

A professora também falou da importância da participação da população nesta etapa. “Os Agentes de Saúde vão fazer os testes. Pedimos que as mães permitam que os bebês e crianças pequenas façam caso sejam sorteados, pois é indolor, não faz mal e não tem nenhum perigo”, frisa.

CICLO DE TESTES – A professora Jenifer também explicou o município é dividido em 120 setores censitários e foram sorteados 40 setores para os testes. “Em cada setor, dez casas serão sorteadas, o que contabilizará em 400 pessoas testadas. Depois de 15 dias, novos sorteios ocorrerão e mais 400 pessoas serão testadas, isso até completarmos os 1800 testes da pesquisa em Bagé”, explicou.

Prefeito Divaldo Lara fez o teste ao vivo e recebeu resultado negativo para a Covid-19 Foto: Reprodução TP

O teste no prefeito foi realizado pela coordenadora de Enfermagem Liliane Gasparone, que ao final da reunião apontou o resultado do teste rápido feito no prefeito Divaldo Lara – negativo para a Covid-19 com a aparição de apenas uma linha -, e a coordenadora municipal de Epidemiologia, Sheila Tavares, que falou da importância de desvincular os testes do Laboratório Central do Estado (Lacen/RS). Ela também lembrou que o município conta, atualmente, com 150 profissionais atuando na saúde, com trabalhos em escala e apoio total das unidades hospitalares do município. “Nossa expectativa é fantástica, pois trabalhamos em cima de protocolos do Ministério da Saúde muito distantes da população. Com os testes, vamos mapear e monitorar o município”, comentou, ressaltando que “hoje Bagé já não é mais contaminante, precisamos seguir o isolamento, precisamos do auxílio da população”.

Comentários do Facebook