COMUNICAÇÃO

Câmara de Vereadores de Hulha Negra inova com o Informe Legislativo

Canal de ouvidoria também será implantado pela presidência da Casa

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Informe será divulgado toda a semana após a sessão ordinária Foto: Divulgação TP

Iniciou na quinta-feira (6), dia da sessão ordi­nária da Câmara de Ve­readores de Hulha Negra, um novo projeto, o Informe Legislativo – um canal semanal para divulgação dos trabalhos da Câmara por meio da utilização de plataformas digitais, como Facebook, Twitter, YouTu­be e WhatsApp.

A primeira edição do Informe Legislativo foi realizada com o vereador e presidente da Casa, Getúlio Porto, que falou sobre a novidade, bem como sobre uma reforma que pretende fazer no prédio da Câmara e a criação de um canal de ouvidoria. “Estamos ino­vando com uma tecnologia mais avançada através das redes. Tanto a comunidade da sede do município como do interior, terá contato direto com o seu vereador através do formulário ex­clusivo, as redes”, explica.

A Ouvidoria é uma exigência do Tribunal de Contas, que visa atender o anseio e a necessida­de da comunidade, uma forma do munícipe fazer sua reclamação, exigên­cia, sugestão e pedido ao vereador. Quanto ao canal, Porto explicou que Hulha Negra está se adequando à legislação. “Foi implementada uma lei federal onde todas as Câmaras Municipais são obrigadas a ter um canal de ouvidoria instalado até o dia 17 de ju­nho. A que não se adequar será penalizada através do seu presidente. Estamos implantando, nossos as­sessores fizeram um curso online e outro presencial para termos clareza do que é uma ouvidoria”, esclarece o presidente, acrescentando que a ouvidoria também é uma forma de aproximação com a comunidade e uma clareza quanto ao trabalho dos vereadores e da Casa como um todo.

O serviço deverá ocorrer por meio de dois canais de atendimentos, virtual e presencial. De acordo com o assessor parlamentar Jobert Gue Sanches, o serviço deverá ser prestado via formulário específico de contato pelo website da Câmara, chat direto no website e canal telefônico 24 horas. “O processo para o serviço está em andamento. É um canal onde será possível falar sobre diversas demandas. Uma equipe deverá fazer o trabalho de administrador e responder as demandas. Também estamos proje­tando uma sala para que o vereador possa atender a comunidade de forma mais expressiva. Estará em funcionamento no dia 17, prazo determinado pelo Tribunal”, esclarece o as­sessor.

REFORMA Foi anuncia­da pelo presidente Getúlio Porto, uma reforma no plenário Hugo Canto. Se­gundo Porto, é necessário cuidar do patrimônio, bem público. “No plenário da Câmara é onde recebemos a comunidade, onde são rea­lizadas as sessões legislati­vas e deve ser cuidado para receber nossos munícipes”, explica o presidente.

O plenário deverá receber melhorias na capa­cidade de som, colocação de porcelanato, cabine para transmissões das sessões. “O revestimento em madeira fiz há cerca de dez anos e o salitre das paredes já causou estragos. Perce­bemos essa necessidade e no direito e dever como representante da comuni­dade, buscamos qualidade de vida para o povo, com recursos internos da nossa verba corrente líquida. Temos os vereadores que buscam recursos com os políticos para melhorias na cidade. Estamos trabalhan­do em prol do nosso povo”, salienta Getúlio.

Com a reforma, as sessões legislativas ordi­nárias serão realizadas no Centro de Referência da Assistência Social (Cras), através de uma cedência por parte da Prefeitura, no mesmo dia e local, quintas­-feiras, às 15h. Já o setor administrativo funciona normalmente no prédio da Câmara de Vereadores.

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