TRADICIONALISMO

Candiota participa de Encontro de Patrões, Prendas e Peões

O evento aconteceu em Dom Pedrito Foto: Divulgação TP

Integrantes das enti­dades da 18ª Região Tradi­cionalista (RT) participaram neste domingo (21), no Cen­tro de Tradições Gaúchas (CTG) Herança Paternal, em Dom Pedrito, do 193º En­contro Regional de Patrões, Prendas e Peões.

Segundo a coordena­dora da 18ª RT, Paula Carina Oliva Bundt, os encontros regionais são realizados de dois em dois meses, com o objetivo de formular e dis­cutir proposições em todas as áreas do tradicionalismo que afetam a forma como as enti­dades da região devem agir.

De acordo com o se­cretário de Cultura de Can­diota, Sérgio Marques, que esteve presente acompanha­do de representantes do CTG Candeeiro do Pago, CTG Luiz Chirivino e Associação de Cavaleiros de Candiota (ACC), o evento firmou oficialmente o compromisso de Candiota com a Chama Crioula 2019 da 18ª Região Tradicionalista. “Pudemos apresentar a nossa proposta, feita lá em janeiro em São Gabriel, para as atividades da Chama Crioula da 18ª RT, onde faremos um ato de geração aqui no marco da Batalha do Seival, no km 146 da BR-293. Nesse dia, levamos uma prévia para a avaliação do MTG e das outras cidades que compõem a 18ª e tivemos a nossa pro­posta aprovada por todos os municípios integrantes”, disse Sérgio.

Além de Candiota e Dom Pedrito, fazem parte da 18ª RT os municípios de Aceguá, Bagé, Caçapava do Sul, Hulha Negra, Lavras do Sul, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul, Santana da Boa Vista, Santana do Livramento e São Gabriel.

Durante o evento, a coordenadora explicou que as cidades-sede de cada encontro são previamente es­colhidas na reunião anterior. Ela ainda mencionou o gran­de sucesso de público que foi o evento de Dom Pedrito, com a participação de mais de 150 pessoas. “Foi um orgulho enorme sediar esse encontro na minha gestão, na minha cidade. Foi um dia muito produtivo”, destacou.

De acordo com a as­sessoria de comunicação da Prefeitura de Dom Pedrito, o momento cultural teve o tema “Mulheres que fize­ram e fazem a história no Tradicionalismo” e, dentro das três proposições, teve participação de Dom Pedrito através do Departamento Cultural Alma Gaúcha. A coordenadora, em nome da sua família, agradeceu ao CTG Herança Paternal que fez uma homenagem ao tradicionalista Nelso Oliva, falecido no dia 22 de abril. “No local eles organizaram um espaço com os trabalhos e as premiações recebidas pelo pai e também foi lido um texto. Tudo muito emo­cionante”, disse.

A coordenadora da 18ª RT ainda agradeceu a presença de todos partici­pantes e também das auto­ridades que prestigiaram, “o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto, secretário de Cultura de Candiota, Sérgio Marques, e os vereadores locais Rosemeri, Ana Paula e Guiga”, finalizou Paula.

Comentários do Facebook