OLIVICULTURA

Candiotenses produzem azeite de oliva próprio

Produtores expuseram seus azeites no 5º Colônia em Festa Foto: J. André TP

Expansão da olivicultura na região é uma realidade. Com um terroir bem definido e comprovadamente excelente para a produção de azeitonas, as oliveiras já começam a fazer parte da região do pampa gaúcho.

Em Candiota, dois pequenos produtores, que expuseram na 5ª Colônia em Festa no último fim de semana, já estão produzindo seu próprio azeite, o Terra Pampa.

Renato Dorval Cunha, o Renatão, que já foi secretário de Obras do município e Dorlei Saraiva Soares, produzem suas oliveiras em lugares distintos e distantes em relação à localização geográfica do município. Renatão tem 4,2 hectares plantados na região do Baú (norte do município) e Dorlei, dois hectares, no assentamento Sepé Tiaraju (mais ao sul).

Com árvores já com cinco anos, este ano Dorlei produziu 500 quilos de azeitonas com 430 pés das variedades Arbequina, Frantoio, Coratina e Leccina. A produção lhe rendeu 50 litros de óleo. Já Renatão produziu 1,2 mil quilos com 1,2 mil pés das variedades Koroneiki, Arbequina, Arbozana, Picual e Frantoio, rendendo 120 litros.

Segundo os produtores, a produção é processada na indústria bageense Azeites do Pampa Agroindustrial, que fica próximo ao aeroporto de Bagé e que a extração do óleo acontece apenas quatro horas após a colheita, o que garante o frescor e a baixa acidez do azeite extravirgem produzido por eles. “Estamos com três tipos de azeites de sete ou oito variedades”, assinala orgulhoso Renatão.

Comentários do Facebook