HISTÓRIA

Cavaleiros de Hulha Negra lembram o Dia da Degola

Igor Canto representou o Executivo lembrando a história e logo após frei Rinaldo deu início à missa Foto: Divulgação TP

A última sexta-feira (29) foi marcada por uma programação diferenciada em Hulha Negra. Feriado no município, um grupo de cavaleiros realizou a 1ª Cavalgada da Degola, uma ação com o objetivo de relembrar um fato marcante no município – apesar de triste para os antepassados – a Degola na Lagoa da Música.

O fato aconteceu durante o fim da Revolução Federalista em 1893 e que deixou também conhecida a figura de Adão Latorre, um maragato que lutou durante a Revolução.

A Cavalgada, assim como uma missa e uma tarde de rodeio, foi realizada através de uma iniciativa do CTG Lagoa da Música – entidade tradicionalista que leva o nome do local onde soldados republicanos foram friamente degolados. Também se fizeram presentes e apoiaram a cavalgada, a Prefeitura de Hulha Negra, por meio da Secretaria de Educação e Cultura e a Paróquia São José.

O evento teve início com a cavalgada até o marco da Lagoa da Música, tendo em frente o padroeiro da cidade, São José, sendo conduzido pelo tradicionalista Luis Gustavo Nunes Dias (Baixinho), seguida de uma celebração religiosa a beira da lagoa feita pelo frei Rinaldo Eberle em memória dos que naquele local perderam a vida.

Após o evento, novamente Baixinho lembrou ao Tribuna do Pampa que a entidade, assim como os representantes de outras entidades participantes, não estejam festejando guerras ou mortes, mas relembrando um marco histórico no município, o Dia da Degola. Ele também aproveitou para agradecer a presença de todos e ressaltar o objetivo de dar continuidade ao evento nos próximos anos. “Contamos com a participação de cerca de 50 cavaleiros, foi bastante gente. Queremos nos organizar melhor para o próximo ano, mas estava ótimo, foi um belo evento em memória da história que aconteceu na cidade e dos que lá perderam a vida”, afirmou.

São José, padroeiro de Hulha Negra, foi conduzido à frente da cavalgada por Luis Gustavo

Faixa da “1ª Cavalgada da Degola” foi levada até a Lagoa da Música

Missa em homenagem aos mortos foi acompanhada por um grande grupo de cavaleiros

Comentários do Facebook