SAÚDE

Centro do Idoso de Candiota participa de jogos em Tramandaí

Times de Basquete e Câmbio participantes dos jogos Foto: Divulgação TP

Cerca de mil idosos participaram da 21ª edição dos Jogos de Integração da Pessoa Idosa em Tramadaí, litoral gaú­cho. Candiota foi repre­sentada pelo Grupo Saber Viver, integrando os 35 grupos participantes de 24 cidades. Energia, alegria e boas histórias marcaram o evento que ocorreu du­rante os dias 7, 8, 9 e 10 no ginásio municipal de Tramandaí.

Os idosos candio­tenses foram acompanha­dos pela coordenadora do Centro do Idoso, Rosauria Grecco, pela secretária de Assistência e Inclusão Social (pasta responsável pelo centro), Sandriani Braga, pela professora de Educação Física do grupo Saionara Romero e pelo professor de música, Eder­son Reis.

O evento ressaltou também a importância da participação das pessoas com mais de 60 anos, dos cuidados com a saúde e pelo processo de integração social por meio da prática de esportes adaptados para idosos como câmbio, han­debol por zona e basquete relógio com deslocamento, atividades recreativas e sociais – jogos de mesa, câmbio recreativo, bo­cha, oficinas de dança, alongamentos, caminhada e bailes – além de uma oficina de cidadania.

A secretária de Candiota Sandriani Braga cita que “o crescimento da população idosa reforça a importância da realização de atividades que promo­vam a integração destes grupos, estimulando a prática de atividade física, beneficiando a saúde deles”.

Do mesmo modo, a professora Saionara Romero, que trabalha há mais de três anos no Centro do Idoso de Candiota, ressalta que estes jogos são muito benéficos. “Acaba ajudando de várias formas, como na socializa­ção, coordenação motora, inteligência e principalmente a empatia, além de aumentar a longevidade e expectativa de vida”, enfatizou.

Evento reuniu cerca de 1000 idosos de diferentes municípios do Estado em Tramandaí

 

Comentários do Facebook