ESPORTE

Citadino Candiotense de Futsal chega à sua reta final

Nesta edição, as finais serão disputadas em dois jogos

Com casa cheia, o Citadino de Futsal tem sido um sucesso Foto: Divulgação TP

Faltando poucas rodadas para terminar o Citadino Candiotense de Futsal 2018-2019, o campeonato vem dando o que falar – e, diga-se de passagem, de forma muito positiva. Isso pode ser facilmente notado dentro das quatro linhas, nas arquibancadas, nas ruas e também nas redes sociais.
A receita para o sucesso? Dedicação, organização, diálogo e trabalho. Nesta quarta-feira (23), o coordenador de Esportes da Secretaria de Cultura, Jonata Rodrigues, esteve na redação do Tribuna do Pampa e fez um balanço sobre o seu primeiro ano à frente da organização da competição.

Para ele, que até então participava como atleta, essa tem sido uma experiência e tanto. “É importante entender o lado dos dirigentes, dos atletas e das equipes no geral. Eu já ter participado do campeonato ajuda muito porque eu tinha uma noção do que precisava modificar ou acrescentar”, disse.
Para a reportagem, Jonata confessou que, enquanto jogador, fazia muitas visitas à Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude para propor novas ideias.

O coordenador de Esportes, Jonata Rodrigues,
avaliou o trabalho de forma muito positiva

AVALIAÇÃO – Quando questionado sobre a avaliação do próprio trabalho, o coordenador foi direto. “Foi ótimo, nós trabalhamos muito para que fosse assim”, enfatizou. Na oportunidade, Jonata comentou sobre a importância de se fazer presente no Ginásio Municipal em todas as rodadas. “No começo foi mais difícil, muita coisa eu tive que aprender a fazer, estudar o regulamento e poder tirar as dúvidas dos atletas, mas com o tempo foi ficando melhor. Estar presente para dar o suporte necessário faz muita diferença”.

Restando exatas três rodadas para conhecer os campeões, Jonata disse que, ao longo do campeonato, foi trabalhando muito a partir das críticas que iam surgindo. “Quando o secretário de Cultura, Sérgio Marques, confiou totalmente a mim o Citadino de Futsal, eu optei por fazer as coisas sem pensar que elas poderiam dar errado – e, realmente, não deram. O segredo foi organizar, dialogar e colocar em prática. Fiquei atento às críticas, pedia ajuda ao Governo Municipal e ao pessoal da Secretaria de Cultura e ia ajustando até reverter a situação”, pontuou.

Para o secretário Sérgio Marques, chega-se nessa etapa final com a sensação de dever cumprido. “Com certeza estamos muito satisfeitos com o que conseguimos fazer. Optamos por atrasar um pouco o início do campeonato, porque o prefeito Adriano entendeu a nossa necessidade de oferecer um espaço melhor para a comunidade esportiva”, comentou com o TP. Entre as melhorias no ginásio, até o início do campeonato conseguiu ser feita a pintura da quadra, ajustes na iluminação, troca das redes, além de aquisição de bebedouro e aquecedor de água para chimarrão.

Ainda segundo o secretário, essa edição foi apenas um teste para que a qualidade do campeonato seja ainda melhor. “A nossa maior satisfação é ver que as pessoas que participam estão gostando – tanto os atletas quanto o espectador, que esteve sempre muito presente lá nas arquibancadas. Nossa ideia é continuar ampliando o debate para que tenhamos ainda mais sucesso nesse projeto que mobiliza toda a comunidade e também a região”, destacou.

INTERAÇÃO – Entre as apostas do novato como responsável pela competição, a utilização das redes sociais movimentou todos os envolvidos. O coordenador Jonata reativou a página do Citadino no Facebook, criou eventos para as partidas, divulgou fotos, disponibilizou vídeos dos gols, possibilitou interação da torcida através de enquetes e, por fim, conseguiu fazer as filmagens dos jogos.

Conforme contou, a tecnologia deve ser vista como uma facilitadora sempre. “Buscando melhorar a comunicação e até mesmo aproximar comissão organizadora dos atletas, desde a primeira reunião com o acerto das equipes, já fizemos um grupo para cada no WhatsApp e isso contribuiu muito. Dúvidas, sugestões e informações, tudo vem sendo feito por ali e deu resultado”.

FINAIS – Outra novidade desta edição é a realização de dois jogos pelo 1º lugar da competição. Segundo o coordenador, esse novo modelo dá a chance das equipes ainda reverterem o placar, fica mais disputado e justo – já que às vezes os times disputam a final com muitos desfalques.
A última rodada, prevista para o dia 3 de fevereiro, será marcada por uma série de homenagens e premiações. Já está em fase de votação pelos dirigentes das equipes a escolha da seleção do citadino. Além disso, em breve a torcida vai poder escolher o craque da galera.

Outro protagonista da competição também foi lembrado pela organização: o público. Os torcedores que acompanharam as rodadas e marcaram todos os resultados na Tabela de Jogos do TP estarão concorrendo a um prêmio especial.

Além desses, visando o reconhecimento de quem marcou presença em todas as rodadas, a Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude já tem o nome de um torcedor ilustre – que a nossa reportagem não vai estragar a surpresa e revelar, mas adianta que ele deve receber uma camiseta de recordação.
Mais prêmios devem ser sorteados durante a rodada final. Nesses próximos dias, conforme informou Jonata, a comissão organizadora está tratando de detalhes para fazer da última rodada um grande evento e, finalmente, conhecer os campeões desta edição.

Nesta quinta-feira (24), já foram conhecidos os primeiros finalistas da competição. Na categoria Veterano, Eletro Futsal x Peñarol e Garra Jovem x Corinthians disputaram as partidas. No Feminino, Calderipe x Independente e União x Pedras Altas se enfrentam para garantir vaga para a grande final. O resultado dessas partidas foi conhecido somente depois do fechamento desta edição.

PRÓXIMOS JOGOS

SEMIFINAL 2 – SÁBADO (26)
PRATA: Das Antigas x Curunilha
PRATA: Atlético x Corinthians
OURO: Paraíso x Independente
OURO: Tauras x Garra Jovem

FINAL JOGO 1 – TERÇA-FEIRA (29)
VETERANO: Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 4
FEMININO: Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 3
PRATA: Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 2
OURO: Vencedor jogo 3 x Vencedor jogo 4

FINAL JOGO 2 – DOMINGO (3)
VETERANO: Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 4
FEMININO: Vencedor jogo 2 x Vencedor jogo 3
PRATA: Vencedor jogo 1 x Vencedor jogo 2
OURO: Vencedor jogo 3 x Vencedor jogo 4

Comentários do Facebook