RURAL

Colheita da soja atinge 58% da área cultivada no RS

OFERECIMENTO:

No RS foram plantados 5,9 milhões de hectares Foto: Deise Froelich/Especial TP

 

Com predomínio do tempo seco, apesar da ocorrência de chuvas esparsas e de baixo volume na maior parte do RS, a colheita da soja avançou e chega a 58% das lavouras, o que representa em torno de 3,5 milhões de hectares.

Conforme levantamento da Emater/RS-Ascar, divulgado no Informativo Conjuntural (IC) desta quinta-feira (2), a safra de soja 2019-2020 foi implantada em 5,9 milhões de hectares gaúchos. Atualmente 31% das áreas estão maduras e por colher, 10% em enchimento de grãos e 1% das lavouras está em floração. O Informativo Conjuntural (IC) é elaborado em parceria com a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr).

Com o aumento de perdas na cultura devido à estiagem, a solicitação de perícias para cobertura de Proagro é crescente. No Rio Grande do Sul, até 1º de abril, a Emater/RS-Ascar realizou 4.530 laudos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) de soja. Sobre o Proagro, ainda nesta quinta-feira, a instituição recebeu a confirmação de aprovação da proposta enviada à ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, e ao Banco Central do Brasil (Bacen), para simplificar a metodologia das perícias para este período de quarentena, com vigência até 30 de junho.

A partir dessa proposta, foi divulgada a Resolução 4.796, que estabelece medidas de caráter emergencial para os procedimentos de comunicação e comprovação de perdas e de cálculo de coberturas para as operações enquadradas no Proagro de que trata o Capítulo 16 do Manual de Crédito Rural (MCR) (mais informações no site da Emater/RS-Ascar e da Seapdr).

Comentários do Facebook