HULHA NEGRA

Colono e motorista serão homenageados na Festa do Colono

Três casais de agricultores e um motorista receberão o Título de Honra ao Mérito por serem destaques no município

A 24ª edição da maior festa do município de Hulha Negra, a Festa do Colono terá início na próxima quinta-feira (8), no ginásio municipal. Isso porque, em 2019, ocorre nas dependências do gi­násio municipal, a sessão solene especial da Câmara de Vereadores de Hulha Negra, em homenagem ao Colono e ao Motorista.

As datas são co­memoradas no dia 25 de julho, considerado feriado municipal, e na sessão legislativa, são indicadas pessoas que apresentam um histórico positivo com relação a produção primá­ria do município e como motorista do município, independente de secretaria.

Os nomes apresen­tados foram apresentados e aprovados na Câmara de Vereadores para receber o Título de Honra ao Mérito, sendo eles:

– agricultores Paulo Jor­ge Muria e Ana Clara Langer Muria – proposto pelo vereador Getúlio Porto (PDT).

– agricultores José Furich e Irene Langer Furich – pro­posto pelo vereador Marcus Leitzke (PDT).

– agricultores Francisco Krupinski Netto e Cacilda de Camargo Krupinski – proposto pela bancada do PT, composta pelos verea­dores Dalvir Zorzi, Hugo Trenchi Teixeira e Irineu Engelmann.

– Motorista Maico Vinícius Garcia Vasconcellos – pro­posto pela bancada do PDT, composta pelos vereadores Jorge Antônio Moreira Co­elho, Marcus Roberto Leit­zke e Getúlio Porto.

DIA DO COLONO A data é celebrada no dia 25 de julho. Nesta data comemora-se aqueles que foram essenciais para o desenvolvimento do Brasil, os colonos que vinham de outros países para se ins­talarem no país e trabalhar principalmente no desen­volvimento da agricultura. A data foi instituída como Dia do Colono em 1968, com a criação da Lei Fede­ral 5.496, em 5 de setembro daquele ano, porém a data já era conhecida fazia um bom tempo, pois desde 1924, quando estava ocorrendo às comemorações do cente­nário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul, a data foi reconhecida e usada para celebrar os colonos, principalmente os alemães. A história dessa data está quando da chegada dos primeiros alemães, que em 18 de Julho de 1824, vieram para se instalar no Brasil, desceram em Porto Alegre, sendo recebidos muito bem pelos governantes da época. Logo após, em 25 de Julho, realizaram o que seria o primeiro culto evangéli­co do Estado, tornando a data como um marco para região, ampliando a cultu­ra religiosa, antes regida apenas pelo Catolicismo e religiões indígenas.

DIA DO MOTORISTA Também comemorado anu­almente em 25 de julho, o dia é uma homenagem aos profissionais que tra­balham com o “pé na es­trada”, seja transportando mercadorias ou pessoas por diversos lugares do país. Nesta data, as coo­perativas de motoristas de cada estado organizam campanhas de conscienti­zação para que a popula­ção e condutores saibam da responsabilidade do ato de dirigir. O Dia do Motorista é comemorado no Dia de São Cristóvão, santo católico considerado o padroeiro dos motoristas no Brasil.

 

Comentários do Facebook