RECESSO ESCOLAR

Em Candiota, período é de manutenção e reorganização para o novo ano letivo

Uma das principais novidades em 2019 é que a SMED funcionará na sede do município Foto: Arquivo TP

Desde que encerrou o ano letivo de 2018, a Prefeitura de Can­diota, através da Secretaria de Educação, já começou os preparativos para o ano seguinte. O período de fé­rias escolares para alunos e professores é de intensas atividades para a equipe responsável pela pasta. Foi o que contou a secretária de Educação, Giselma Pereira.

“Estão sendo feitos reparos e limpezas nos re­servatórios d’água, corte de grama em todos os educan­dários e a manutenção no transporte coletivo”, deta­lhou. Além disso, está em andamento a preparação da licitação para contrato com linhas de transporte terceirizadas no interior do município – a exemplo de anos anteriores.

Questionada sobre a frota disponível para atender a demanda de 2019, Giselma informou que ainda não é possível saber exatamen­te com quantos veículos poderá contar. “Estamos aguardando pelo final da fase de manutenção, que deve ocorrer entre o final de janeiro e início de feverei­ro”, pontuou.

Como principal no­vidade, a mudança da sede da Secretária Municipal de Educação (SMED), dos Conselhos Municipais de Educação, do Fundo de Manutenção e Desenvolvi­mento da Educação Básica e de Valorização dos Profissio­nais da Educação (Fundeb) e da Alimentação Escolar – que sairão da Vila Operária e passarão a ocupar o antigo prédio da Secretaria de Saú­de, na rua Ernesto Dornelles, na sede do município.

De acordo com a res­ponsável pela pasta, o local já passou por reformas e os referidos órgãos serão abrigados com total inde­pendência entre si. “Essa mudança irá melhorar e muito a infraestrutura e a localização para atender as escolas, assim como a proximidade com a maioria das Secretarias Municipais e o Gabinete do Prefeito”, destacou.

CALENDÁRIO Como habitualmente acontece, o retorno das atividades esco­lares é marcado por uma for­mação geral destinada aos professores. Esse encontro está previsto para o dia 18 de fevereiro, durante os dois turnos, na Câmara Municipal de Vereadores. Ainda destinado aos edu­cadores, no dia 19 haverá formação e planejamento em cada escola.

Para os estudantes, o início do ano letivo ocorrerá na quarta-feira (20).

TRANSPORTE Conforme informou a secretária, é pre­ciso que os alunos estejam atentos ao período de cadas­tramento geral dos alunos para utilização do transporte esco­lar urbano e para aquisição de vales transportes. O período é de 18 de fevereiro até 1º de março e o cadastro deve ser feito na sede da SMED – Vila Operária. “A orientação é que os alunos levem duas fotogra­fias, cópia de RG ou certidão de nascimento, comprovante de residência, os três últimos comprovantes de renda fami­liar e o atestado de matrícula”, alertou. Além disso, Giselma disse que é neste período que a comissão constituída para ava­liação dos 100% de subsídios do transporte estará analisando os cadastros.

Comentários do Facebook