POLÍTICA

Folador se filia ao MDB e é tratado como pré-candidato a prefeito de Candiota

Em ato na sede do partido na última sexta-feira (12), lideranças foram unânimes em projetar as eleições de 2020 tendo o ex-prefeito como candidato

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Depois de 30 anos no PT, o ex-prefeito Luiz Carlos Folador (E) teve sua ficha
abonada no MDB pelo também ex-prefeito Odilo Dal Molin, na última sexta (12) Foto: J. André TP

Na noite da última sexta-feira (12), se confirmou o que o ex-prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, havia dito em entrevista exclusiva ao TP recentemente, ou seja, que estaria saindo do PT após 30 anos e ingressando no partido que quase sempre rivalizou politicamente com os petistas no município, o MDB.

Ato lotou a sede do MDB de Candiota Foto: J. André TP

Em ato que lotou a sede emedebista no centro de Candiota, as diversas lideranças que se revezaram nos discursos durante o ato de filiação de Folador e mais 13 pessoas, foram unâni­mes em lançar o ex-prefeito como pré-candidato do par­tido para as eleições mu­nicipais do ano que vem. “Não podemos achar que com a vinda de Folador as eleições estão ganhas. Mas com certeza nosso partido ganha muito em qualidade”, analisou o deputado estadual Fábio Branco.

Além do ex-prefeito, outras 13 pessoas se filiaram Foto: J. André TP

Aberto pelo dirigente local da sigla, Jadir Netto Simões – pois a presidente do partido, Kátia Reis, não pode comparecer por questões de saúde de seu esposo -, o ato foi todo ele apresentado pelo ex-vereador e candidato duas vezes a prefeito, Gildo Feijó, que ao longo das quase duas horas conduziu o evento com um espírito de muito otimismo – senti­mento que estava meio em baixa no MDB candiotense, pois desde 2008 está fora do poder na cidade. “É um dia muito especial e estamos aqui com o coração em festa. Cada um de nós é um tijo­linho na nossa edificação e hoje demos o pontapé inicial para voltarmos a Prefeitu­ra de Candiota”, resumiu Gildo.

Além de Fábio Bran­co, que é uma referência na região em termos de liderança no Estado do par­tido, também de expressão estadual compareceu o de­putado Tiago Simon (filho do ex-senador Pedro Simon), o presidente da Fundação Ulisses Guimarães (FUG), João Alberto Machado e o presidente da Juventude do MDB/RS, vereador de Estância Velha, Norton So­ares. Em nível regional, compareceram os vereadores de Pinheiro Machado, Jaime Lucas e os de Aceguá, Lizia­ne Jardim e Edmundo Picler, além do coordenador regio­nal da sigla, Zeca Nobre. A mesa ainda foi formada pelo ex-prefeito e principal lide­rança do MDB candiotense, Odilo Dal Molin, pelo vere­ador Fabrício Moraes (Bibi) e pelo vereador e presidente do PSDB local, Dinossane Pech.

Uma a uma das li­deranças foi discursando, tendo em comum a satisfa­ção em estar recebendo o ex­-prefeito em suas fileiras. “O MDB gaúcho possui mais de 130 prefeitos e cerca de 1,2 mil vereadores. Portanto, somos um partido grande e formado por grandes lide­ranças atuais e do passado. Somos um celeiro de líderes e hoje estamos recebendo um destes grandes líderes, que vai fazer a diferença. Tu entra Folador num partido grande e tenho certeza que tomou a decisão correta”, pontuou o deputado Tiago Simon.

Entregando um livro de Ulisses Guimarães a Fo­lador, o presidente da FUG, João Alberto, fez uma crítica em nível nacional ao MDB e disse que o partido ha­via endireitado nos últimos anos, convocando Folador a ajudar no resgate da sigla. “Somos todos da mesma vertente. Onde tem MDB há inclusão social e defesa dos trabalhadores”, disse, se dirigindo ao ex-prefeito.

Folador veste uma camiseta de boas-vindas dada pelo vereador Bibi (E, em pé) Foto: J. André TP

Chamado a mesa em meio ao evento, Folador foi ovacionado pelos presentes, tendo recebido das mãos do vereador Bibi – que não es­condia sua alegria e empol­gação -, uma camiseta escrita Bem-vindo Folador ao MDB. “Nós fazemos oposição para ajudar Candiota e Folador vem para nos ajudar a cons­truir uma cidade melhor, para os candiotenses”, destacou Bibi, apontando para Odilo e Folador, dizendo que ali estavam juntos 24 anos de administração do município (16 anos em que foram pre­feitos e mais oito da eleição de seus sucessores).

ACOLHIDA – Num discurso breve e tão aguardado quan­to o de Folador, o ex-prefeito Odilo Dal Molin assinalou que aquela era uma noite de acolhida, quando um pouco antes do fim do ato abonou a ficha do mais novo filiado. “O lugar do Folador a partir de hoje é em nosso coração. Você está vindo volunta­riamente, pelos teus pés e pela tua convicção e nós não queremos que renuncie a tua história de 30 anos no PT. Queremos este Folador, militante e com tudo que já ajudou a construir. Não precisa renegar nada que fi­zestes, tendo nos ganho duas eleições. Estamos aqui te recebendo de braços abertos. Porque assim é a política, que não pode ser feita pessoa contra pessoa e sim ideia contra ideia. Estás sendo acolhido aqui para ser um filho desta casa e um conti­nuador daquilo que sempre pregamos em Candiota. Com o coração mais alegre possível te recebemos e que nos ajude a construir uma nova etapa para o município. Juntos vamos construir uma cidade melhor”, afirmou.

Folador afirmou que Odilo (à esq. dele) é o maior líder de Candiota de todos os tempos Foto: J. André TP

MUITA ALEGRIA – Dizendo ser aquele um momento de muita alegria, o ex-prefeito Folador discursou por cerca de 18 minutos, quando usou a maior parte do tempo para agradecer, especialmente a Gildo Feijó, que foi quem lhe convidou primeiramen­te a ingressar no partido. Contudo, dedicou um bom espaço para elogiar o ex­-prefeito Odilo Dal Molin, que classificou de maior li­derança política de Candiota de todos os tempos. “Tenho a honra de estar ao lado deste grande homem. Não é rasga­ção de seda ou jogar confete. Direi isso em todos os luga­res, em cada uma das casas deste município. É um líder e um homem sábio. Quem não o conhece direito, que converse com ele, pois terá uma aula de solidariedade e do bem comum”, afirmou.

Em tom de humilda­de, disse que dentro do MDB candiotense não há ninguém melhor do que ninguém. “O MDB, independente de nós que estamos nos filiando hoje, tem uma longa e bonita história e que jamais será apagada. Eu, Luiz Carlos Folador, com muito orgu­lho e honra, sem ter medo e sem querer o prejuízo de ninguém, visto esta camiseta do MDB, para que nós possamos honrar o sonho de cada um dos candiotenses e que possamos andar juntos nesta caminhada, sem má­goa e ressentimentos. Que Deus nos ilumine e nos dê força, para que possamos construir uma Candiota cada dia melhor. Estou muito feliz e muito motivado. Contem comigo e serei um soldado a ajudar nesta construção”, assinalou.

Comentários do Facebook