ELEIÇÕES 2020

Há cinco dias do prazo de registro de candidaturas, Pinheiro Machado ainda vive indefinição

Gilson e Amílcar foi a única chapa registrada até agora Foto: Reprodução site TSE/TP

Como é de conhecimento público, Pinheiro Machado vive sua maior crise econômica desde que foi fundada, há 141 anos, ainda com o nome de Cacimbinhas. A Prefeitura local tem dificuldades para honrar seus compromissos, que vão desde os mais complexos como o salário do funcionalismo – há mais de dois anos que o pagamento não é em dia -, até os mais simples, como a reposição de lâmpadas da iluminação pública.

E essa situação dramática parece refletir no campo político. A Terra da Ovelha vive uma indefinição sem tamanho sobre o quadro eleitoral até agora. Faltando seis dias para o início oficial da campanha política e cinco para que se faça os registros das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, ainda não se tem os nomes de todos os candidatos a prefeito e vice (no masculino porque não há nenhuma postulante mulher- pelo menos até o momento).

Na última semana, o vereador Ronaldo Madruga (Progressistas) anunciou que estava desistindo de concorrer a prefeito, depois de ter sido aclamado pelas convenções do seu partido, do MDB e do PSB. A partir dali, num misto de surpresa e interrogação, a aliança se manteve coesa, mas ainda não anunciou quem indicará para prefeito e vice – já que o então candidato a vice na chapa de Ronaldo, ex-secretário de Saúde, Éliton Rodrigues, já disse que seu compromisso de ser vice era com Ronaldo.

Para deixar o ambiente ainda mais indeciso, o ex-prefeito Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) confirmou que está com problemas para obter a certidão ligada à Lei Complementar 135/2010 – a chamada Lei da Ficha Limpa, porém adiantou ao TP que está providenciando medidas e que irá encaminhar o registro dentro do prazo. Betiollo e o ex-secretário de Obras, Danúbio Peres (PDT), foram aprovados nas convenções dos dois partidos como candidatos a prefeito e vice.

O anúncio da nova chapa da aliança Progressistas, MDB e PSB, marcado para esta segunda-feira (21), não deve acontecer. Não é possível afirmar porque ninguém confirmou, mas parece evidente que os três partidos aguardam os próximos movimentos de Betiollo, do PSDB e do PDT e os desdobramentos do problema da certidão para definir quem irá representá-los.

O único que já encaminhou seu registro para a Justiça Eleitoral foi o PT, já aguardando o deferimento, com o vereador Gilson Rodrigues como candidato a prefeito e Amílcar Gomes como vice.

Comentários do Facebook