OUTUBRO ROSA

Municípios realizam programação especial para campanha de prevenção ao câncer de mama

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Câmara de Candiota se iluminou de rosa em alusão a campanha Foto: J. André TP

Rosa. Esta é a cor mais comum deste mês em todas as cidades e partes do mundo. Isso porque é a época em que acontece o Outubro Rosa, uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002 e a partir de 2011 sobre o câncer de colo do útero em diversos estados. A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês. A cor também é adotada nas redes sociais e vira tema de publicações no Facebook, assim como prédios são iluminados de rosa em adesão à campanha.

De acordo com a presidente da Câmara de Vereadores, Andréia Rangel, Candiota é um exemplo disso. Desde o início do mês, a Câmara de Vereadores recebeu holofotes na cor rosa em lembrança e apoio a uma das principais campanhas pela saúde das mulheres. “A Câmara de Vereadores está engajada na luta contra o câncer de mama e essa iluminação no plenário busca chamar atenção para a prevenção, principalmente neste mês. É importante ressaltar que muitas vezes a doença não tem uma causa específica e que algumas medidas simples podem ser tomadas como forma de prevenção”, pontuou a parlamentar.

CANDIOTA – Iniciou nesta semana a programação do Outubro Rosa em Candiota, no entanto, a abertura oficial acontece na próxima terça-feira (9), às 13h30 na Câmara de Vereadores.

As unidades de saúde do município estão recebendo atividades relacionadas à campanha. Entre as ações oferecidas estão encaminhamentos de exames de mamografia, palestras e testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis. As atividades na Vila Residencial e Sede do Município já ocorreram.

O secretário de Saúde, Gil Deison Pereira, destacou a importância da campanha. “A mulher que se previne e se cuida não só é melhor para ela mesma, como também para as pessoas ao seu redor”, afirma o secretário.

De acordo com a Secretaria de Saúde será feito um cronograma de atividades nos postos de saúde, incluindo: mutirão de exames citopatológicos (25 a 64 anos), solicitação de mamografias (maiores de 40 anos); realização de testes rápidos (prevenção de sífilis e demais doenças); avaliação da vacina febre amarela. Também ocorrerão palestras de sala de espera com Ariádne Meira da Costa.

Confira os locais e o horário: 9/10 – Posto de Saúde da Vila Operária – 17h às 20h e abertura oficial às 13h30 na Câmara de Vereadores; 10/10 – Posto de Saúde da João Emílio – 17h às 20h; 17/10 – Posto de Saúde de Seival – 17h às 20h; 18/10 – Zona Rural – 10h às 13h30.

PEDRAS ALTAS – A Secretaria de Saúde de Pedras Altas estará no mês de outubro fazendo palestras e exames preventivos em todas as comunidades do interior do município conforme calendário de atendimentos do Estratégia de Saúde da Família (ESF). As atividades tiveram início com palestras nas localidades de Lagões e São Diogo. O ápice da campanha será através do Dia D, agendado para o dia 20 de outubro, sábado, das 9h às 17h, na Policlínica Municipal. No local serão realizados: Exame Preventivo; Exame Clínico das Mamas; Encaminhamento de Exames de Mamografia; Distribuição de Preservativos.

Conforme lembra a secretária de Saúde, Vera Teixeira, “mulher consciente protege sua vida”. Ela convida toda comunidade feminina a comparecer na Policlínica. “Nosso objetivo é a prevenção, criando facilidade, conforto e tratamento adequado se for necessário”, afirmou a secretária.

PINHEIRO MACHADO – Segundo informou o secretário de Saúde e Ação Social, Éliton Rodrigues, a equipe optou por concentrar as atividades em apoio à campanha em um único dia. Em função disso, o público feminino será contemplado com orientações de prevenção ao câncer de mama, práticas integrativas complementares e oficinas de recreação na próxima quinta-feira (11), a partir das 9h, no Ginásio Municipal. Agentes comunitários e o Núcleo de Apoio à Saúde na Família ficam a cargo das atividades.

HULHA NEGRA – As atividades iniciaram no município com a capacitação dos agentes comunitários de saúde na terça-feira (3). Através do Estratégia de Saúde da Família (ESF), na semana do Outubro Rosa, que será de 15 a 20, será ampliado o serviço a população feminina do município. O Dia ¨D¨ municipal, será no dia 20 de outubro, na sede e no interior, durante todo o dia.

De acordo com o secretário Marco Igor Canto, foi feita uma parceria com o laboratório Bio- Análise, com a contratação de mais 300 exames preventivos de câncer de colo de útero para a campanha. “Assim como outras campanhas, esta é de muita importância e nos dedicamos para ofertar mais atendimentos à nossa comunidade. Convidamos todas as mulheres a participarem das atividades”, manifesta o secretário.

Os exames preventivos serão feitos para mulheres de 25 a 50 anos, como preconiza o Ministério da Saúde. Além dos preventivos, serão realizadas avaliações de mamas, e quando necessário, serão realizados exames complementares.

No dia 11 de outubro, será feito um ato, junto à árvore grande, que será decorada para o evento, onde haverá palestra e informações sobre a campanha e local dos preventivos. No dia 19, será feito um evento no posto de saúde do assentamento Novo União, que esta sendo reformado e ganhará um novo consultório odontológico, onde serão feitos exames preventivos e palestras. Já para o dia 26 está programado um evento no posto de saúde do posto do assentamento Palmeiras, que será totalmente reformado e, também, ganhará novo consultório odontológico, onde serão feitos exames preventivos e palestras.

Comentários do Facebook