IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra Covid-19 em crianças começa no dia 19 no RS

Municípios da região do TP já estão se preparando para a vacinação Foto: Divulgação TP

A vacinação das crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19 começa simultaneamente no próximo dia 19 (quarta-feira) em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Em reunião realizada no início desta semana, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) definiu que o cronograma de vacinação seguirá o que é feito desde o início da imunização: os primeiros vacinados serão os 96.427 meninos e meninas com alguma comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos.

As 862.747 crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado. Pelo cronograma acertado, a imunização delas também poderá começar neste mês, com a primeira dose aplicada para quem tem 11 anos. Crianças indígenas (3.911) e quilombolas (1.188) serão vacinadas conforme orientação futura do Ministério da Saúde.

Em fevereiro, deverá iniciar a vacinação dos meninos e meninas de 10 e 9 anos, e em março, de quem tem 8 anos. Para as outras idades, a Secretaria da Saúde aguarda a previsão de remessas de imunizantes pelo Ministério da Saúde.

A primeira remessa de 1,248 milhão de doses foi distribuída aos Estados nesta sexta-feira (14). Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues nos dias 20 e 27.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Eventos adversos após a vacinação precisam ser notificados no e-SUS Notifica, sistema de registro do Ministério da Saúde. “O momento de vacinar a criança será diferente dos adultos”, disse a secretária Arita Bergmann. “A vacinação será feita de forma organizada, com as equipes preparadas e de maneira acolhedora.”

Durante este final de semana, equipes da SES separarão as doses que serão distribuídas na próxima segunda-feira (17) para as regiões. Até lá, os municípios trabalharão na estruturação das salas de vacinas para garantir a segurança das crianças e familiares.

O Plano de Operacionalização da Vacinação de Crianças de 5 a 11 anos também foi apresentado no Centro de Operações de Emergências em Saúde. O documento será publicado no site da SES na terça-feira (11).

REGIÃO – Em Pedras Altas, segundo o secretário de Saúde, Celso Caetano, está tudo sendo preparado para iniciar no dia 19, na sala de vacinas da Policlínica, na sede do município. Neste dia, segundo ele, o local estará reservado exclusivamente para a vacinação desta faixa etária. “Estaremos com toda a estrutura, inclusive com entretenimento para as crianças na espera dos 20 minutos após a vacina”, assinala, lembrando que por enquanto, quando ainda não se sabe os quantitativos, a vacinação, mesmo das crianças do interior, vai acontecer na Policlínica.

Em Hulha Negra, o secretário de Saúde, Volney Jorge disse ao Tribuna do Pampa que todas as medidas estão sendo tomadas para que a vacinação aconteça normalmente no município.

O secretário de Saúde de Candiota, Fabrício Moraes, o Bibi, explicou que o município está preparado e ainda aguarda para saber as quantidades que virão. “Dependemos do quantitativo para definir a estratégia”, ponderou.

O secretário de Saúde de Pinheiro Machado, Tiago Pinho Garcia, enfatizou que a vacinação para crianças é uma situação diferente e que a Secretaria já está preparando um ambiente lúdico e mais humanizado para atender os pequenos. Ele fez questão de tranquilizar os pais em relação a vacina, assinalando que a equipe pinheirense está preparada para o atendimento. “A ideia é que a estrutura interna da Secretaria de Saúde seja mais acolhedora, com colocação de balões, cartazes e profissionais caracterizados, para tornar o ambiente especial para este momento tão importante, que é a vacinação”, frisou, lembrando que como não se sabe ainda as quantidades de doses que vão chegar, ainda não é possível saber exatamente como se dará o ritmo da vacinação, que inicia com as crianças com comorbidades e depois em ordem decrescente de idade.

* Originalmente este conteúdo foi publicado no jornal impresso

Comentários do Facebook