EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Nova etapa de revitalização da praça central fez parte da Semana do Meio Ambiente em Pinheiro Machado

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

A primeira etapa do projeto de revitalização da flora, de responsabilidade do Departamento Municipal de Meio Ambiente (DMMA), contou com a participação dos alunos da escola Dois de Maio Foto: Divulgação TP

A Prefeitura de Pi­nheiro Machado promoveu, entre os dias 3 e 7, uma série de atividades em alusão a Se­mana do Meio Ambiente. A programação, organizada pelo Departamento Mu­nicipal de Meio Ambiente (DMMA), contou com palestras, visitas técni­cas, recolhimento de lixo eletrônico, concurso foto­gráfico e mais uma etapa da Corrente do Bem – ini­ciativa de voluntários para revitalizar um dos pontos turísticos mais bonitos da cidade: a praça central Angelino Goulart.

De acordo com a fis­cal ambiental Thais Cunha, as atividades – propostas por ela e pela licenciadora ambiental Luciane Ro­drigues – foram pensadas conforme prioridades de tema. Ainda segundo ela, a partir de agora, o traba­lho na praça acontece de acordo com um projeto de revitalização da flora. “Para que possamos colocar esse projeto em prática, a praça foi dívida em quatro setores para que seja realizada a re­cuperação por etapas. Nes­ta primeira etapa ocorreu a recuperação do quadrante em frente à igreja, com a reconstrução de cantei­ros”, explicou. Durante a ação, foram plantados ipês amarelos e roxos, pintan­gueiras, cancorosa-de-três­-pontas, roseiras, árvore da China, pingo de ouro, entre outras espécies.

A ação também contou com o apoio da equipa das Secretarias de Obras e Agropecuária e Meio Ambiente Foto: Divulgação TP

Na oportunidade, além da participação dos alunos da Escola Dois de Maio, as profissionais con­taram com a colaboração das equipes da Secretaria de Obras e da Secretaria de Agropecuária e Meio Ambiente. O prefeito Zé Antônio, que também par­ticipou da recuperação da área, lembrou que essa é mais uma ação em prol de um lugar melhor para se viver. “Esse tipo de tra­balho, onde envolvemos as escolas, é para que as crianças tenham esse olhar de pertencimento diante dos locais públicos e desde cedo aprendam a preser­var”, destacou.

PALESTRA Dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, come­morado anualmente no dia 5 de junho, o departamento encarregado pela pasta no município promoveu pales­tras sobre a conscientiza­ção do descarte adequado de resíduos sólidos urbanos na cidade. O assunto foi abordado em todas as es­colas da sede do município pelo tecnólogo em Gestão Ambiental, Frank Pereira.

Segundo as profis­sionais do DMMA, Thais Cunha e Luciane Rodri­gues, assim como o pa­lestrante Frank Pereira, é muito importante procurar levar ao conhecimento da comunidade escolar – principalmente aos alunos do Ensino Fundamental – a realidade sobre a disposi­ção irregular de resíduos na cidade e a melhor forma de acondicionar e descartar, objetivando preservar o meio ambiente e não deixar a população exposta a uma série de consequências que podem ser prejudiciais à saúde humana.

“A conscientiza­ção deve começar pelas escolas, procurando fazer com que os alunos levem as informações repassa­das nas palestras a seus familiares, procurando minimizar o descarte ir­regular de resíduos pelas vias urbanas da cidade, bem como a separação de resíduos orgânicos dos resíduos que podem ser reaproveitados através da reciclagem”, disseram.

Para o TP, lem­braram ainda que resí­duos de construção cível devem ser descartados separados de podas de árvores ou de limpeza de pátios, bem como também os móveis em desuso, para facilitar a retirada por parte da Pre­feitura depois de realiza­do o pagamento das taxas correspondentes junto ao setor responsável na Secretaria da Fazenda.

A revitalização da área teve início há alguns meses com um grupo de voluntários Foto: Divulgação TP

CONCURSO FOTOGRÁFICO Buscando ir além do público escolar, parte da programação da Semana do Meio Ambiente tem um chamamento para a população em geral. Trata-se de mais uma edição do con­curso fotográfico destinado aos moradores para que captem um cenário com as belezas naturais do município.

As inscrições foram prorrogadas até esta segunda­-feira (10) e o vencedor será decidido na quarta-feira (12) através do voto popular. Para conferir os clicks e escolher a favorita, as imagens serão divulgadas na página do Fa­cebook do Departamento de Meio Ambiente – Prefeitura Municipal de Pinheiro Macha­do. Os três fotógrafos mais bem votados recebem como prêmio uma quantia em dinheiro.

Comentários do Facebook