Papo de Redação – 11/Out/2016

APOIO IMPORTANTE 1
O vice-prefeito eleito de Pinheiro Machado, Jackson Cabral (PSDB), está como o capitão Nascimento em Tropa de Elite – Missão dada, missão cumprida. Ele gravou um vídeo neste fim de semana ao lado do deputado estadual Pedro Pereira (PSDB), onde o parlamentar se compromete a lutar contra a privatização da Companhia Riograndense de Mineração.

APOIO IMPORTANTE 2
No vídeo, o deputado diz que mais uma vez está na luta em favor do carvão mineral. “Sou contra a privatização da CRM e contem comigo sempre, assim como estivemos em Brasília e na região carbonífera, quero estar com vocês defendendo carvão mineral e os trabalhadores, eu são fundamentais para o crescimento de Candiota, Pinheiro Machado e região”, disse.

papo-pmdbAPOIO IMPORTANTE 3
Os dois vereadores da bancada do PMDB de Candiota, Marco Dal Molin e Gildo Feijó (que concorreu a prefeito nestas eleições) e o eleito Fabrício Moraes (Bibi) estão engajados na luta contra a privatização das estatais gaúchas, em especial a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), da qual Gildo é funcionário do quadro. Mesmo sendo do partido do governador José Ivo Sartori, eles se declaram contrários a uma possível proposta de venda, e nesta segunda-feira, 10, visitaram a bancada do PMDB na Assembleia Legislativa para pedir apoio a causa. Eles estavam acompanhados do presidente da Associação Pró-carvão e do Sindicato dos Mineiros, Wagner Pinto (foto).

CARREATA DA VITÓRIA EM CANDIOTAcarreata-papo1_studioo-navarrina
Com muita animação e participação, dezenas de carros, motos e caminhões e ônibus participaram na tarde de domingo, 9, da carreata da vitória da coligação Para Candiota Continuar Avançando (PT, PTB, PCdoB e PSB), que elegeu Adriano dos Santos (PT) prefeito e Gil Deison Pereira (PTB) a vice. Na caminhonete, que puxava a carreata estava Adriano, Gil e o prefeito Folador, além da futura primeira-dama Adriana Langort e sua filha Isadora – todos numa empolgação só. E não poderia ser diferente, né?

ARTICULAÇÕES EM CANDIOTA
Após as eleições, ainda que timidamente, as articulações começam já visando 2017. Há conversações de que a vereadora Giselma Pereira (PT), mesmo tendo ficado na suplência nestas eleições, permanecerá na câmara ano que vem. Outro que poderá assumir é o segundo suplente do PT, professor João Roberto Silva. Para isso, basta Adriano chamar dois titulares para seu futuro secretariado. Há quem diga até, que o primeiro suplente do PMDB, atual vereador Marco Dal Molin, poderá assumir em 2017. A coluna ouviu dizer que o ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo (PSDB) – derrotado nestas eleições, já está tratando de reativar o seu escritório de advocacia na cidade (nos idos de 2004, quando também foi candidato, ele manteve um escritório na sede do município).

TRANSIÇÃO EM PEDRAS ALTAS
Em conversa com o prefeito Fábio Tunes (PSDB), este afirmou à coluna de que fará a transição da maneira mais tranquila possível. “Na santa paz de Deus”, brincou. Fábio disse que já conversou informalmente com o fuuro prefeito Bebeto Perdomo (PSB), quando externou esta situação. “Estaremos com a prefeitura de portas abertas”, disse.

TRANSIÇÃO NAS DEMAIS
Nas demais cidades da região, a exceção de Bagé, ainda não houve tratativas de transição. Se sabe que em Candiota ela deve começar em seguida, talvez ainda esta semana ou mais tardar na próxima. Em Hulha Negra, o prefeito Erone Londero (PT) disse que está aguardando os nomes da equipe de transição do prefeito eleito Renato Machado (PP). Em Pinheiro Machado ainda não há movimentação.

TRANSIÇÃO
Todos sabem que a transição não é uma exigência legal e ela só acontece por iniciativa do atual prefeito. Se ele não quiser, não há transição. Isso acontece raras vezes, somente quando a disputa política chega a níveis extremos. Quando não há transição, o povo é quem perde. Por isso acreditamos que em todos os municípios da região ela vai acontecer de forma bem tranquila, como manda a cartilha republicana.

Comentários do Facebook