Papo de Redação 12/07/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

VOOS REGIONAIS
Espetacular a notícia da retomada de voos para Porto Alegre pelo aeroporto de Bagé. Vamos nos conectar com mundo e isso é desenvolvimento na certa. Parabéns a todos os envolvidos.

REFORMA DA PREVIDÊNCIA
Alguns deputados federais que obtiveram votos nas cidades da região nas últimas eleições, devem ser cobrados pelos eleitores por terem votado favoráveis a reforma da Previdência proposta pelo governo federal e que teve o texto-base aprovado por ampla maioria esta semana na Câmara Federal.

PREFEITO DE PINHEIRO 1
Sem medo de errar, a cadeira de prefeito de Pinheiro Machado é a mais espinhosa de toda a região. O município passa por sua maior crise desde que foi fundado há 141 anos. As razões para se ter chegado a este estado de coisas são inúmeras, que vão des­de a perda de capacidade de arrecadação histórica da cidade ao longo dos últimos 20 anos, passando essencialmente pela péssima gestão do Fundo de Aposentadoria e Previdência dos Servidores (Faps) e por outros tantos desmandos ao longo das gestões.

PREFEITO DE PINHEIRO 2
Resolver o problema fiscal e do Faps não é coisa simples. Nota-se, ao menos ultimamente, que muitos nomes se colocam à disposição para concor­rer ao cargo de prefeito em 2020. Pinheiro Machado necessitaria de um pacto político-comunitário e um planejamento estratégico de médio e longo prazo para que o município saia do abismo em que se meteu. Não se trata aqui de pregar candidatura única (o que não seria absurdo), pois o jogo democrático exige o embate de ideias. Mas soluções simplistas para problemas complexos, como é o caso pinheirense, só tendem a aprofundar a crise. O momento exige extrema respon­sabilidade.

CLASSES EM CANDIOTA
O prefeito Adriano dos Santos anunciou esta semana, que a Prefeitura de Candiota finalizou no úl­timo mês o pagamento de todas as classes atrasadas dos servidores municipais. Segundo ele, as classes há muitos anos não eram pagas para os servidores e nessa gestão foi assumido o compromisso de colocá­-las em dia. “Deste trabalho alguns valores ficaram pen­dentes, por isso estamos repactuando o compromisso de colocar as classes em dia para o pagamento dos passivos. A comissão de avaliação das classes está realizando o trabalho e a equipe de finanças vai fazer a avaliação individual de cada servidor para ver os restos a pagar”, disse o prefeito, após reunião (foto) com o secretário de Finanças, Alexandre Vedooto, o vereador João Roberto da Silva e o presidente do Sindicato dos Municipários (Simca), Marcelo Belmudes, quando foi dado os encaminhamentos necessários para sanar a demanda e também seguir o pagamento das futuras classes.

MOTONIVELADORA EM CANDIOTA
Já com os recursos do Financiamento à In­fraestrutura e ao Saneamento (Finisa), firmado recentemente com a Caixa Econômica Federal (CEF), a Prefeitura de Candiota adquiriu uma motoniveladora 0km. O equipamento atuará nas estradas do interior do município.

PRAÇA EM CANDIOTA
Uma antiga reivindicação da comunidade da João Emílio, em Candiota, vai ganhando forma. A praça está quase concluída, faltando pequenos ajustes e a inauguração será em breve.

EDUCAÇÃO DE CANDIOTA
Uma boa notícia para a Educação de Candiota foi a seleção de um projeto desenvolvido em 2018 na Escola de Educação Infantil Odete Lazzare Corrêa. O projeto “Somos todos diferentes mas nossos mundo é igual”, coordenado pelas professoras Cristiane Pereira Gonçalves e Luana Farias Garcia – voltado para a in­clusão social, foi selecionado no projeto Desafios da Educação para ser apresentado durante o 3º Ciclo de Palestras, no dia 27 de julho, em Gramado, na Serra Gaúcha.

FÁBRICA DE BUEIROS EM BAGÉ 1
Na próxima semana, o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) reinaugura a fábrica de bueiros, que está desativada desde 2003. O espa­ço vai funcionar no mesmo local da antiga fábrica, no Parque Marília, na Zona Norte da cidade. O objetivo é intensificar o trabalho que vem sendo realizado pela atual gestão municipal para sanar problemas de esgoto a céu aberto e alagamentos, através da implantação de bueiros. “Estamos reativando a fábrica usando recur­sos financeiros e humanos do próprio Daeb. Queremos trabalhar a colocação de bueiros por bairros, com planejamento. A fabricação própria facilita isso, além de reduzir os custos. Hoje o material é comprado via licitação”, afirma Graciano Pereira, diretor do Daeb.

FÁBRICA DE BUEIROS EM BAGÉ 2
Os municípios do Cideja (Aceguá, Hulha Ne­gra, Pedras Altas, Candiota, Herval, Pinheiro Machado e Piratini), podem pensar em algo consorciado ou até mesmo um convênio com a fábrica bageense. Aliás, no passado, Pinheiro Machado já teve uma fábrica semelhante em pleno funcionamento.

ENTREVISTA COM BOLZAN
A rádio Hulha Negra FM entrevista com exclu­sividade nesta sexta-feira (12), o presidente do Grêmio Futebol Portoalegrense, Romildo Bolzan Júnior, a partir das 20h no programa Esporte Comunitário. Também é possível ouvir pela internet em hulhanegrafm.com.br ou nos aplicativos Radiosnet e Tunein.

Comentários do Facebook