Papo de Redação 1º/03/2019

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

AÇÃO EM BAGÉ
Segundo divulgou a imprensa estadual nesta quinta-feira (28), o atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Luís Augusto Lara (PTB), virou réu em um inquérito por suspeita de abu­so de poder político, econômico e de autoridade na eleição de 2018. Ao lado de seu irmão Divaldo Lara, que é prefeito de Bagé, ele é acusado de coagir ser­vidores e usar a máquina pública da cidade para fins de campanha. A ação de investigação judicial eleitoral foi apresentada pelo PSOL e pelo PCB, e o Ministério Público Eleitoral (MPE) pediu a cassação dos manda­tos e inelegibilidade por oito anos. Na documentação apresentada pelo órgão, há depoimentos de funcioná­rios públicos, transcrições de conversas via WhatsApp e interceptações de ligações com autorização judicial. Ambos negam as acusações e dizem que irão provar inocência no decurso do processo.

POLÍTICA EM CANDIOTA 1
A decisão do ex-prefeito Luiz Carlos Folador em deixar o PT e muito provavelmente migrar para o MDB para ser novamente candidato a prefeito em 2020, tem alimentado as rodas políticas de Candiota nos últimos dias. Oficialmente, Folador ainda não anunciou nem a saída do PT e tão pouco a entrada no MDB. Ele ficou de procurar o TP esta semana para falar do assunto, mas acabou não fazendo. Deve deixar para depois do carnaval.

POLÍTICA EM CANDIOTA 2
O prefeito Adriano dos Santos (PT) tem dito a pessoas próximas que as eleições do ano que vem não é um assunto que ele vai se preocupar neste momen­to. Conforme Adriano, o governo possui muitas ações positivas a serem feitas e ele está totalmente focado em governar a cidade para o qual foi eleito em 2016.

POLÍTICA EM CANDIOTA 3
A grande incógnita do momento, caso se con­firme a ida de Folador para o MDB, é como será o com­portamento do ex-prefeito de Pinheiro Machado, Carlos Ernesto Betiollo, e o seu partido, o PSDB. Chegou até a coluna que uma parte dos tucanos já estaria fazendo movimentos de aproximação com Folador, porém uma outra não enxerga no ex-prefeito candiotense filiado ao MDB, uma boa opção. Betiollo diz a pessoas próximas que num cenário com mais de duas candidaturas, a situação precisaria ser reavaliada em ele se manter como candidato em 2020 na Terra do Carvão. Com isso se intensifica novamente o movimento de levá-lo para concorrer em Pinheiro Machado, onde já foi prefeito por oito anos (1997-2004).

POLÍTICA EM CANDIOTA 4
Quando o prefeito Adriano fala em focar em go­vernar a cidade e não nas eleições do ano que vem, ele tem boas razões para isso. Circula nos bastidores que a Prefeitura possui uma excelente reserva financeira em recursos livres, fruto de economia nos últimos dois anos, bem como, o governo trabalha para acessar o financiamento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) de R$ 5 milhões para obras de infraestrutura urbana e rural.

PAGAMENTO EM PINHEIRO
Nesta sexta-feira (1º), segundo informação da Secretaria da Fazenda de Pinheiro Machado, todos os funcionários públicos municipais ativos, inativos e pensionistas receberão o valor de R$ 750 – referente à primeira parcela de janeiro/2019.

FISCALIZAÇÃO EM PINHEIRO
Na manhã desta terça-feira (26), um morador publicou em sua rede social uma foto com vendedores ambulantes comercializando produtos na praça central em Pinheiro Machado. Tudo normal, não fosse o fato de, há alguns dias, um agente fiscal da Prefeitura ter impedido o mesmo ato do GPA UPA – que trabalha de modo voluntário pela causa animal – e que, no momento, realizava um brechó para angariar fundos para as ações. Muitas críticas foram publicadas.

FISCALIZAÇÃO EM PINHEIRO 2
Assim que viu a publicação, o TP entrou em contato com o chefe de gabinete, Marcelo Mesko, para verificar uma possível falta de fiscalização. Segundo ele, já havia sido enviado o agente fiscal com a devida notificação para o grupo que atuava no local. Em se­guida, o próprio Marcelo enviou uma foto com a praça desocupada pelos vendedores. A ação faz parte do novo decreto que visa à regulamentação dos espaços públicos do município.

CÂMARA DE PINHEIRO
O recesso da Câmara de Vereadores de Pi­nheiro Machado termina na próxima semana. A ativida­de legislativa, conforme informou o presidente, Mateus Garcia (PDT), retorna na quarta-feira (7), pontualmente às 18h. Na semana seguinte, a sessão ordinária volta a ocorrer nas terças-feiras.

PVE EM PINHEIRO
Na última semana, a equipe da Secretaria de Educação e da Votoran de Pinheiro Machado participa­ram do evento de lançamento das atividades de 2019 da Parceria Pela Valorização da Educação (PVE). Para o vice-prefeito e secretário da pasta, Jackson Cabral, a ferramenta vem para somar na qualificação da edu­cação. “A importância está na troca de experiências, novas técnicas de aprendizagem e na mobilização da sociedade”, disse. Na foto, o secretário está acom­panhado da coordenadora do PVE pela Smec local, Deise Oliveira, a formadora do PVE, Juliana Piauí, a consultora da Votoran, Fernanda Ramos, e o facilitador da Votoran, Leonardo Silveira. O evento aconteceu em São Paulo (SP).

Comentários do Facebook