SAÚDE

Parceria adquire respirador artificial para o Pronto Atendimento de Candiota

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Diretorias da Fundação e do Rotary participaram do ato de entrega. Rotary fez a entrega simbólica de 50% do valor total do aparelho Foto: J. André TP

Parte dos recursos oriundos da 2ª Feijoada do Rotary Club de Candiota Capital do Carvão foi destinado para custear em 50% a aquisição de um respirador e aspirador portátil para o Pronto Atendimento (PA) – antigo Hospital do município, localizado na Vila Residencial. A outra metade foi bancada pela Fundação Assistencial Maria Anunciação Gomes de Godoy, que é mantenedora do PA. Num ato simbólico, o aparelho foi entregue na noite da última terça-feira (6), com a presença das diretorias das duas entidades.

O presidente da Fundação, Oxcilei Duarte, ressaltou e festejou a iniciativa do Rotary. “Quem vive o nosso sistema de saúde sabe as dificuldades diárias que enfrentamos e este tipo de atitude faz muito a diferença. Nossa gratidão a estes jovens e que eles sigam ajudando a nossa comunidade”, salientou.
Para o presidente do Rotary candiotense, Fabrício Cougo, o ato é gratificante e está na essência das razões de existir do clube de serviços. “Pensamos em seguir ajudando e agradeço aos companheiros do clube pelo empenho e dedicação”, assinalou.

O APARELHO – Com um custo total de R$ 9.027,00, o respirador artificial adquirido é uma importante ferramenta para salvar vidas. Até então, segundo explicou o diretor do PA, Deivid Blank, o que se tinha era um aparelho manual chamado de ambu respiratório. “Em muitas situações, o médico ou enfermeiro precisava ir daqui a Bagé acionando o aparelho manualmente para garantir oxigênio ao paciente”, disse.

Agora, com o novo aparelho, que funciona como pulmões externos é possível programar inclusive a quantidade de ar para cada situação, conforme explica o médico plantonista Alexandre Zanúncio. “É um salvador de vidas. Além disso, ele funciona também como um aspirador de secreções”, destaca o médico.

Comentários do Facebook