EDUCAÇÃO

Parceria pela Valorização da Educação mobiliza gestores e escolas de Pinheiro Machado

Resultado dos encontros do PVE, a escola Manoel Lucas Prisco é uma das que está promovendo vários projetos

Os encontros reúnem professores, gestores e coordenadores pedagógicos Foto: Divulgação TP

Marcando o segundo ciclo de atividades do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE), o mês de julho já contou com mais uma série de capacitações para professores, gestores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Pinheiro Machado.

De acordo com as informações repassadas pela assessoria de comunicação da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto, neste ano, os profissionais vêm atuando nos educandários a partir do acompanhamento das aprendizagens. A segunda edição da qualificação contou com a participação da formadora da Comunidade Educativa (Cedac), Juliana Piauí.

O foco é melhorar o desempenho escolar através do acompanhamento das aprendizagens

“O tema de 2019 foi escolhido em conjunto com os gestores das escolas, os técnicos da própria Secretaria de Educação e a formadora do PVE. O acompanhamento das aprendizagens visa melhorias na supervisão, auxílio no desempenho dos alunos e no trabalho desenvolvido pelos professores”, detalhou o titular da pasta e vice-prefeito, Jackson Cabral.

Em conversa com o Tribuna do Pampa, a diretora da escola Manoel Lucas Prisco, Sandra Sallaberry, contou que medidas vem sendo implantadas no educandário na expectativa de colher bons frutos. “Procuramos nos indicadores, através do PVE, formas de diminuir as reprovações e criamos projetos para fazer com que nossos alunos aumentem seus rendimentos. Acreditamos que com um novo olhar sobre a educação podemos transformar o que hoje nos deixa apreensivos em um resultado mais satisfatório em um futuro próximo”, disse.

O segundo ciclo contou com a participação
da formadora do PVE, Juliana Piauí

Conforme detalhou, para melhorar esse rendimento, um dos projetos que está sendo desenvolvido é o “Pé na Estrada”. Gráficos com os índices de aprovações e reprovações de cada turma foram colocados nos corredores da escola e as taxas são exibidas com os desempenhos em percentual de cada trimestre. “A turma que obtiver maior percentual de aprovação no terceiro trimestre fará uma saída de campo a algum museu em Pelotas ou Rio Grande. Desta forma estaremos aliando relacionamento fora da sala de aula ao conhecimento e, pode acreditar, só o fato de estarem concorrendo a essa saída faz com que queiram ser a melhor turma”, contou Sandra.

Além disso, segundo a diretora, foi criado um projeto de xadrez para auxiliar na concentração, postura e desenvolvimento cognitivo dos estudantes. “Arrumamos a sala do xadrez e eles têm aula uma vez por semana. Percebemos uma grande mudança na postura dos alunos, eles demonstram interesse, querem aprender e isso está ajudando em outras disciplinas”, destacou.

Através das consultorias dos ciclos da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), os anos iniciais do Manoel Lucas Prisco também estão recebendo uma atenção especial. “Para eles, estão sendo oferecidas aulas de reforço em turno inverso com uma professora aposentada que está fazendo um ótimo trabalho voluntário na escola”.

SAIBA MAIS – O programa, idealizado pelo Instituto Votorantim, já atua em Pinheiro Machado desde 2017 e tem como objetivo contribuir para a melhoria da educação pública nos municípios onde há operações da Votorantim. A empresa trabalha em parceria com as prefeituras e as Secretarias de Educação.

Comentários do Facebook