SEGURANÇA

Polícia acredita ter desmantelado em Aceguá uma das maiores organizações do RS em veículos ilegais

Carros eram trazidos da região metropolitana e eram desmanchados na fronteira Foto: Draco/Especial TP

A Delegacia Especializada na Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) de Bagé deflagrou na manhã desta terça-feira (8), a Operação Los Hermanos, para combater uma importante organização criminosa que atuava na receptação e desmanches de veículos, localizada na cidade de Aceguá, fronteira com o Uruguai.

A investigação começou em setembro de 2017. Logo no início a Polícia Rodoviária Federal (PRF) abordou um caminhão guincho que transportava quatro veículos oriundos de Porto Alegre, com destino a Aceguá. A abordagem ocorreu na BR-153, em Bagé. Dentre os veículos transportados havia um Fiat/Palio roubado, com placas clonadas. Também, os outros três veículos estavam com restrições administrativas – busca e apreensão e licenciamento vencido.

Em uma segunda ação, em janeiro de 2018, outro caminhão guincho foi abordado no mesmo trecho da BR-153. Nessa nova remessa de carros interceptada, outro veículo com placas clonadas foi recuperado, além de dois com restrições administrativas.

Com o monitoramento do grupo criminoso foi possível identificar dezenas de veículos transportados para Aceguá. A partir dessas informações, a organização criminosa foi mapeada, identificando-se como eles faziam a receptação dos veículos ilegais e o recebimento com restrições administrativas. Outra parte do grupo era responsável por desmanchar as peças dos veículos e vender no comércio informal. Dois membros atuavam no transporte, através do serviço de guincho, desde a região metropolitana até a fronteira. O grupo também fazia a venda dos carros através de perfis e comunidades no Facebook, com foco especialmente no país vizinho – Uruguai.

O delegado Cristiano Ritta, que coordenou a ação, salientou que essa é uma das principais organizações criminosas que atuam nesse tipo de delito no Estado, movimentando um comércio milionário e que causa grandes prejuízos à economia gaúcha. A Delegacia estima que mais de 500 carros foram negociados pelos suspeitos nesse período da investigação.

Na manhã desta terça foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão em residências e desmanches clandestinos. Foram apreendidos dezenas de veículos, vários deles desmanchados, e milhares de peças, como bancos, centrais elétricas, portas, capôs, painéis e etc. Em um dos locais a polícia encontrou uma grande quantidade de munições oriundas do Uruguai, além de dinheiro (reais e pesos uruguaios).

Durante as buscas cinco pessoas foram presas em flagrante pelos crimes de organização criminosa, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo automotor.

Estima-se que mais de 500 veículos foram desmanchados pela organização Foto: Draco/Especial TP

Comentários do Facebook