MEIO AMBIENTE

Projeto SSM – Candiota Sustentável premia escolas vencedoras

Escolas Gente Inocente e Vinte de Agosto foram as vencedoras

As duas escolas premiadas vão estampar com uma placa o troféu rotativo e ganham uma viagem a Quinta da Estância Foto: J. André TP

O projeto SSM – Can­diota Sustentável, con­cebido pela parceria entre a Seival Sul Mineração (SSM), a Quinta da Estância, Prefeitura de Candiota (Se­cretarias de Meio Ambiente e Educação) e todas as escolas do município, realizou na tarde da última quarta-feira (21), durante a 7ª Feira de Ciências de Candiota (Fei­can), a premiação das escolas vencedoras.

Do ato participaram o assessor da Secretaria de Educação, professor Ricardo Portela; o gerente da SSM, Nelson Kadel Júnior; a fun­dadora e o diretor da Quinta da Estância, Sônia Goelzer e Rafael Goelzer; a coorde­nadora de Meio Ambiente de Candiota, Cristiane Ceschine, e a primeira-dama Adriana Langort.

Depois de 120 ofici­nas, 20 saídas de campo e 50 ações práticas implantadas em todas as escolas do município (veja um resumo do projeto abaixo), foi anunciado o resul­tado final. Segundo o diretor da Quinta da Estância, Rafael Goelzer, apesar de 10 avalia­dores e 10 critérios diferentes de avaliação, a escolha foi muito apertada, além de haver um empate técnico entre duas escolas, o que resultou em duas vencedoras. “Foi muito difícil a escolha porque todos os trabalhos foram muito bem feitos”, destacou.

Para o gerente da SSM, Nelson Kadel Júnior, que é responsável pela ex­tração do carvão mineral que abastece a UTE Pampa Sul, a sustentabilidade é uma marca da empresa. “Nós acredita­mos e praticamos esse con­ceito. “Temos compromisso de verdade e por isso idealiza­mos o projeto. Queremos num futuro próximo, que todas as escolas de Candiota sejam sustentáveis ambientalmen­te”, projeta.

Utilizando um lixão próximo à instituição como referência, a Escola Muni­cipal de Educação Infantil (EMEI) Gente Inocente foi a escolhida, juntamente com a Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Vinte de Agosto, que realizou um tra­balho que mudou a topografia da área da escola, ampliando e embelezando o espaço do pátio do educandário. Além de terem seus nomes gravados no troféu rotativo A Corti­ceira, feito pelo renomado artista plástico Tiago Tenius (cada escola terá o troféu por seis meses), as duas escolas receberão como prêmio uma viagem até a Quinta da Estân­cia, que fica em Viamão, na região metropolitana de Porto Alegre, e é a maior fazenda de turismo rural, ecológico, pedagógico e de eventos do Brasil. “As duas escolas estão localizadas nos extremos do município e retratam realida­des bem diferentes – uma ur­bana e outra rural. Queremos aprofundar os laços entre elas e aproximá-las com trocas de experiências em termos am­bientais”, adiantou Rafael. O TP deve contar em mais deta­lhes as duas ações vencedoras nas próximas edições.

Também foi premiado com o Destaque Empreende­dorismo, duas ações desen­volvidas na Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Jerônimo Mércio da Silvei­ra – uma que industrializou papel reciclado e outra que fez cisternas com uso e reuso de água da chuva. Os três professores de cada escola, que mais se engajaram no pro­jeto, também serão premiados realizar atividade de um dia com acompanhamento de monitoria exclusiva do Quinta da Estância.

O PROJETO Candiota foi piloto de um projeto inovador e pioneiro: o SSM Candiota Sustentável. Por meio de uma estrutura que tem como fren­tes a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os 17 objetivos de Desenvolvimen­to Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), a iniciativa foi estruturada pela equipe pedagógica da Quinta da Estância para universalizar a educação ambiental no mu­nicípio, utilizando o que há de mais moderno em técnicas educacionais.

O principal objetivo é estimular a criação de alterna­tivas sustentáveis que possam ser desenvolvidas e aplicadas no entorno das instituições de ensino e na comunidade candiotense. A ideia engajou mudanças que extrapolaram o ambiente das 17 escolas envolvidas e impactaram também as famílias dos mais de 2,4 mil alunos.

Comentários do Facebook