Tabuada. Para a grande maioria dos estudantes, ela é um “bicho de sete cabeças”. Há que se concordar que logo que apresentado a tabuada, ela não parece ser muito amigável mesmo. Pensando em transformar essa ideia formada quanto ao aprendizado da tabuada, um projeto foi implantado para alunos do 4º ano da escola Dalva Conceição Medeiros, de Hulha Negra.
O “tabuada viajante”, foi desenvolvido pela professora Margarida Correa e já atraiu a criançada. Conforme a professora, o projeto tem por objetivo, estimular e motivar os alunos a aprender e memorizar de maneira lúdica a tabuada, e com isso, aproveitar o índice de aproveitamento desses alunos, visando as competências e habilidades necessárias a aprendizagem. “Num primeiro momento, até o final do primeiro semestre, vamos trabalhar a tabuada até o número cinco. Ela funciona assim: na quinta-feira o aluno leva a maletinha com a tabuada. A primeira foi a do número dois, de multiplicação e divisão. Junto, também vão atividades de cálculos variadas que eles deverão fazer até a segunda, quando devem retornar com a maletinha para a sala de aula com as atividades concluídas. Então as maletinhas são recolhidas e as atividades corrigidas. A tabuada é tomada e quem acertar pega a do próximo número. O aluno que chegar no número 5 ganha o envelope dourado, que é um prêmio por ter alcançado o objetivo”, explica a professora sobre o funcionamento do projeto.
Questionada sobre o que a levou a implantar o projeto e o quais os resultados já apresentados pelos alunos nos primeiros dias, ela disse que o interesse dos estudantes melhorou bastante. “Notei que os alunos tinham muita dificuldade de aprender a tabuada e fazer cálculos porque não decoram a tabuada. Os resultados foram positivos, com melhora nas respostas, interpretação dos problemas e desenvolvimento geral dos cálculos. Já na primeira semana se notou o interesse dos alunos pelas atividades, a responsabilidade em decorar a tabuada e a agilidade em realizar os cálculos”, afirma Margarida, destacando os principais fatores analisados com o desenvolvimento do projeto.