PARTIDOS

PT da região debate as eleições de 2020 nesta sexta e sábado em Bagé

O deputado e ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi já começa a admitir que será pré-candidato

Deputados estaduais Pepe Vargas e Luiz Fernando Mainardi, coordenam o encontro regional petista Foto: Divulgação TP

O presidente estadu­al do PT estará em Bagé nesta sexta­-feira (30) e sábado (31). Na noite desta sexta, ele é um dos palestrantes no curso de formação “Polí­tica e Militância no Mun­do Contemporâneo”, que está sendo desenvolvido pelo mandato do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi. Falará sobre o tema “Cidades”, dividin­do a mesa com o próprio Mainardi. Pepe foi prefeito por duas gestões em Caxias do Sul, deputado federal, ministro de Desenvolvi­mento Agrário e de Direitos Humanos no governo de Dilma Rousseff e, hoje, é vice-líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa.

Já no sábado, Pepe Vargas e Mainardi coorde­nam um encontro regional do PT, reunindo lideranças e pré-candidatos a prefeito e a vereadores de Bagé, Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Lavras do Sul, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Caçapava do Sul e Hulha Negra. A ideia é ini­ciar a formulação das estra­tégias eleitorais para 2020 na região. “Nosso foco é unir o campo democrático em torno de programas de desenvolvimento para as cidades, defesa dos direitos do povo e da democracia.”, explica Pepe. Para ele, o Brasil vive um momento difícil, com riscos, inclusi­ve, ao sistema democrático.

O presidente do PT enfatiza que a retirada de direitos, como a reforma da Previdência e os cortes em políticas sociais, deve dificultar ainda mais a reto­mada da economia do país, com graves repercussões sobre todas as regiões. “No Estado, nosso governador não ajuda. O que se viu até agora é mais do mes­mo: privatizações e cortes sociais. Nem o salário dos servidores conseguiu resol­ver. Mantém-se atrelado ao bolsonarismo”, diz.

Pepe entende que as eleições municipais serão um termômetro importante do sentimento popular em relação à situação em que o Brasil se encontra. “Desde o golpe, o Brasil só anda para trás. Todo mundo está vendo isso. Não são só as queimadas, que têm reper­cussão internacional, mas toda a agenda do governo que é antipopular. Isso é o que a direita tem a nos ofe­recer. Nós vamos mostrar isso para as pessoas. A vida nas cidades depende do que é feito no Brasil”, defende.

O encontro deve­rá definir algumas linhas básicas para a formulação de programas de governo e de tática eleitoral. O PT pretende ter candidatos em todas as cidades, ampliar o leque de alianças e até abrir mão de cabeça de chapa onde isso for necessário para manter o campo po­pular unificado.

MAINARDI EM BAGÉ O deputado Mainardi, colega de Pepe na bancada estadu­al, concorda com o discurso do presidente estadual do partido e vê possibilidades reais de reverter esse qua­dro trágico do país a partir das cidades. “Vejam, a mal­dade desse governo, que corta recursos do SUS, da educação e até a aposenta­doria de idosos, foi apoiada por muitos prefeitos que estão aí governando. Terão que explicar isso para o povo”, sugere.

Mainardi, cota­do para ser o candidato a prefeito pelo PT bage­ense, acha que a eleição ainda está longe, mas não desconsidera a possibili­dade, quando muito pro­vavelmente irá enfrentar o atual prefeito Divaldo Lara (PTB)“Todos sabem que tenho vínculos muito estreitos com Bagé. Fico olhando as dificuldades da cidade e lembrando de tudo o que fizemos. Dá vontade de voltar”, revela.

Comentários do Facebook