SAÚDE PÚBLICA

Quatro cachorros são encontrados mortos com indícios de envenenamento em Piratini

Atos de envenenamento voltaram a ocorrer

Atos de envenenamentos voltaram a ocorrer Foto: Maurício Goulart/Especial TP

Os casos de suspeitas de envenenamentos de cachorros de rua retornaram a acontecer em Piratini. Nesta semana, pelo menos quatro animais foram encontrados mortos com indícios de envenenamento, no bairro Getúlio Vargas. Em 2017, cuidadores de animais, Prefeitura Municipal e Polícia Civil realizaram reuniões para discutir o assunto.

Segundo pessoas voltadas a realizar serviços sociais, aproximadamente cem cachorros haviam sido envenenados na cidade. A Prefeitura do município, através do secretário de Saúde Diego Espindola, salientou naquela ocasião que a equipe de inspeção iria averiguar se existia a possibilidade de algum comércio local estar vendendo “substâncias” que pudessem ser ingeridas pelos animais que diariamente estão nas ruas da cidade, no entanto, até o momento não houve nenhum caso confirmado.

A Polícia Civil, ressaltou que pouquíssimos boletins de ocorrência foram realizados na Delegacia de Polícia Civil na época e, através de cuidadores preocupados com a mortandade de cachorros na cidade, teve início um alerta na comunidade, porém, ao que tudo indica, os números não aumentaram significativamente, por isso, impede que seja realizado uma investigação mais profunda com relação ao caso.

Com o caso desta semana, é notável que os problemas continuam acontecendo. De acordo com informações de moradores é possível também que pelo menos outros dois animais encontrados mortos no bairro Por do Sol, próximo do bairro Getúlio Vargas, tenham sofrido da mesma causa. A reportagem do Tribuna do Pampa entrou em contato com a Delegacia de Polícia Civil que disse que até o momento ninguém realizou boletim de ocorrência.

A situação relativa a envenenamento de cães no município já havia sido divulgado em âmbito nacional, inclusive sendo comentado pela jornalista Rosane Marcheti, bem como por uma promotora do Rio de Janeiro. A Prefeitura está construído um canil próximo da cidade para abrigar animais que estão passando por necessidades, no entanto, o local ainda não foi concluído, mas não deverá ajudar a reduzir o problema já que será apenas um local de passagem para tratamento.

Comentários do Facebook