POLÊMICA

Secretário de Cultura de Piratini se manifesta após áudio vazado

Fladimir Gonsalves foi convocado pelos vereadores a prestar esclarecimentos por ter chamado eles de 'naba'

Clima estava tenso durante sessão legislativa

Clima estava tenso durante sessão legislativa Foto: Maurício Goulart/Especial TP

O secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, Fladimir Gonsalves, foi convocado pelos vereadores para se manifestar em sessão realizada nesta segunda-feira (23), acerca de um áudio que vazou nas redes sociais, onde o secretário chamou os parlamentares de “naba” (algo que não está funcionando corretamente, coisa ruim).

O assunto ganhou repercussão na última sexta-feira (20), após o secretário gravar um áudio dizendo que iria enviar um email para uma pessoa ainda não identificada e que supostamente vazou a conversa. No áudio, que dura aproximadamente 25 segundos, Fladimir pede para que seja enviado um documento à Câmara Municipal de Vereadores. “Vou te mandar por e-mail um papel timbrado aqui da Secretaria, aí tu bota essa tabela aí, ou tu me manda ela no Word, que eu boto no papel timbrado da Secretaria pra fazer um ofício para mandar pra aqueles “naba” daqueles vereadores lá. Eles reclamam que não recebem, que não sei o quê”, diz o secretário.

Os vereadores, por sua vez, convocaram o secretário para se fazer presente já na sessão desta segunda-feira (23). O presidente da Câmara de Vereadores Manuel Rodrigues (Progressistas), disse que é inadmissível o secretário se colocar desta maneira perante seus colegas.

Já para o vereador Marcial Lucas Guastuce, o Macega (MDB), o secretário foi muito infeliz em sua colocação. De acordo com o parlamentar da oposição, não somente os vereadores foram atingidos pelas palavras de Fladimir, mas também todos os eleitores que votaram nos respectivos parlamentares.

Secretário (E) pediu desculpas aos vereadores

Secretário (E) pediu desculpas aos vereadores

Para o vice-presidente da Câmara de Vereadores Alex Matos (Progressistas), o termo “naba” foi utilizado para algo que não está funcionando corretamente, porém não é a forma que o vereador avalia o trabalho desenvolvido na Câmara de Vereadores, que de acordo com Matos, trabalha muito em prol da comunidade.

Macega disse que “naba” é não aprovar nenhum projeto em sua pasta e não desempenhar funções na área da cultura e do esporte que tem sido terceirizado nos últimos anos.

De acordo com o secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer, em nenhum momento buscou ofender a imagem de ninguém. “Desculpa pelo mal entendido e agradeço por estar aqui me manifestando com relação ao assunto. Tenho um enorme respeito por esta Casa, bem como, quero manter a harmonia com a mesma para que possamos continuar trabalhando em prol de Piratini”, ressalta.

ATITUDE – A maioria dos parlamentares espera uma posição do prefeito Vitor Ivan Gonçalves, o Vitão (PDT), sobre a atitude do secretário. Conforme o vereador Lourenço de Souza (PT), é necessário que haja uma reunião entre o prefeito e o partido do secretário para que sejam tomadas as providências a respeito do assunto, e se for o caso, segundo ele, que o secretário perca o cargo.

O vereador e líder da situação, Serginho Castro (PDT), disse que embora tenha um carinho especial pelo secretário, que é do seu mesmo partido, entende que o mesmo desrespeitou os vereadores. “Um termo chulo, que denigre a imagem de todos os vereadores”, ressalta Serginho. Para o vereador, o prefeito está bastante sentido a cerca dos fatos.

Comentários do Facebook