ESPORTE

Secretário de Piratini fala do trabalho a frente da pasta na área esportiva

Ginásio municipal e quadra poliesportiva estiveram na pauta de debate

Ginásio municipal e quadra poliesportiva estiveram na pauta de debate Foto: Maurício Goulart/Especial TP

O secretário de Cultura, Turismo, Desporto e Lazer de Piratini, Fladimir Gonsalves, esteve em sessão realizada na Câmara de Vereadores a convite dos parlamentares, para falar a respeito dos serviços prestados frente a pasta. Durante aproximadamente uma hora o secretário respondeu as perguntas realizadas, muitas delas, pelo vereador Alex Matos.

O Ginásio Municipal de Esportes, a obra da quadra poliesportiva e a reforma do campo de futebol também foram pontos debatidos pelo secretário. O ginásio entrou em pauta por permanecer fechado devido a problemas elétricos e a demora para solucionar o problema gerou descontentamento em alguns vereadores. Isso também ocorre com a obra da quadra poliesportiva, localizada no balneário municipal que estava prevista pra ser concluída ainda no Natal, mas ainda segue sendo executada.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores Alex Matos (PP), também questionou acerca das atividades que estão sendo realizadas pela Secretaria. Quanto as obras, Fladimir explicou que algumas delas serão realizadas pela empresa vencedora da licitação, Duport, no ramo de futebol. O vereador manifestou descontentamento também com relação a obra do Balneário Municipal, que custará aproximadamente R$ 90 mil e as atividades serão executadas por uma empresa terceirizada e não pela própria Prefeitura Municipal através da Secretaria. O tema também foi questionado pelo vereador Macega (MDB), que disse que a situação pode ainda estar irregular, já que o projeto de contratação não passou por votação na Câmara de Vereadores.

O incentivo ao esporte foi outro ponto ressaltado durante a sessão. Segundo os vereadores, há necessidade de mais incentivo na área esportiva, para que os jovens tenham mais ocupação além de ser um estímulo a saúde. Como pontos negativos foram citadas a quadra poliesportiva, localizada no bairro Cancelão e o ginásio da escola Vieira da Cunha por apresentam condições inadequadas e o registro de poucas atividades.

SECRETÁRIO – Em suas explicações, Fladimir ressaltou que Piratini é um dos poucos municípios que está investindo em esporte, lembrando que o projeto da obra poliesportiva é um projeto antigo que agora está saindo do papel. O secretário, porém, lembrou que o momento é de escassez no auxílio a investimento e está sendo realizado o que é necessário. “No momento estamos fazendo aquilo que é cabível”, aponta. Sobre outras atividades e estruturas que não estão recebendo a mesma atenção, o secretário pondera. “A gestão está a um pouco mais de um ano e por isso não foi possível atender todas as demandas, mas o caminho certo está sendo trilhado”, explica.

A área do turismo também foi discutida na sessão antecipada nesta sexta-feira (9), e o secretário garantiu que está sendo organizado um plano para ser executado. O secretário também fez referência ao período em que foi secretário, em 2007. “Foi um momento importante para o turismo local, já que foi realizado um trabalho de divulgação que culminou no avanço de turistas na 1° Capital Farroupilha”, lembrou. O secretário falou ainda que terá o auxílio de empresas que já se posicionaram a favor do projeto. “ Essas empresas foram convidadas e já demonstraram interesse em serem parceiros, pois sabem que o turismo é uma ferramenta que dá retorno financeiro”, disse.

Comentários do Facebook