INFRAESTRUTURA

Situação da obra da ERS-608 que dá acesso a Pedras Altas é debatida em audiência pública

Gestores manifestaram preocupação diante da informação de que recurso destinado a obra da ERS-608 havia sido repassado para outra obra

Audiência pública reuniu autoridades do governo do Estado e lideranças dos municípios da região

Audiência pública reuniu autoridades do governo do Estado e lideranças dos municípios da região Foto: Wilson Cardoso/Especial TP

O acesso asfáltico para Pedras Altas foi tema de audiência pública solicitada e presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT), por meio da Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa. O evento ocorreu na última sexta-feira (20), na Câmara dos Vereadores do município e contou com a presença de prefeitos, vereadores e lideranças da região.

“Como presidente de três Comissões Especiais e coordenador da Frente Parlamentar que debate os acessos asfálticos no Parlamento gaúcho, ressaltamos a importância desta obra ser concluída. Asfalto é um requisito fundamental para levar o desenvolvimento aos municípios gaúchos e, acima de tudo, para a manutenção das pessoas nas cidades”, ressaltou Sossella.

A ERS-608 liga Pedras Altas até a BR-293, em Pinheiro Machado. A rodovia, de um total de 33 quilômetros, tem trechos parcialmente executados e outros bastante deteriorados. Além disso, os serviços de pavimentação estão em ritmo muito lento.

De acordo com o deputado Sossella, no encontro ficou definido o encaminhamento de um pedido de audiência urgente com o secretário estadual dos Transportes, Pedro Westphalen, o chefe da Casa Civil, Fábio Branco, e o diretor geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Rogério Ubbert, para confirmação dos recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a obra. “Muitos dos moradores que se manifestaram na audiência pública indagaram se estes recursos não estariam sendo direcionados para outras obras. Também definimos pela criação de um Grupo de Trabalho para acompanhar os trabalhos de pavimentação”, informou Sossella.

A situação da rodovia é motivo de preocupação do prefeito Bebeto Perdomo que periodicamente solicita providências junto ao governo, tendo em vista que as difíceis condições de trafegabilidade prejudicam o crescimento econômico do município. Questionado quanto aos rumos da audiência e o que foi discutido, Perdomo disse ter avaliado o encontro de forma positiva, porém expôs preocupação com recursos. “Houve uma grande mobilização por parte da comunidade de Pedras Altas. O plenário estava lotado, produtores fizeram relatos emocionantes acerca das condições e problemas enfrentados diariamente em razão das condições da estrada. Por outro lado, a informação de que o recurso destinado para a obra havia sido repassado para outra obra nos deixou bastante preocupados”, afirma Bebeto, salientando aguardar agora, a data de uma audiência que deverá ser marcada em breve.
A questão também preocupa o presidente do Legislativo de Pedras Altas, Mario Teixeira de Mello, que ao conversar com o Tribuna do Pampa, manifestou descontentamento com essa possibilidade de realocação de recursos. “Estou desanimado, agora precisamos saber onde está esse valor de R$ 36 milhões, mas vamos aguardar essa reunião já que contamos com o apoio de importantes lideranças políticas”, explanou Mello.

Participaram da audiência o superintendente regional do Daer em Pelotas, Jorge Oleques, prefeito de Pedras Altas, Luiz Alberto Perdomo, presidente da Câmara de Vereadores de Pedras Altas, Mario Teixeira de Mello, prefeito de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa, presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiro Machado, Jaime Iran Fernandes Lucas, prefeito de Herval, Rubem Dari Wilhelnsen, deputado Pedro Pereira (PSDB), presidente do Sindicato Rural, Carlos de Ávila, além dos vereadores de Pedras Altas, Marco Antonio Machado Costa, Davi Moraes Oliveira, Carlos Augusto, Mário Teixeira, Arildo Madruga e Daniel Moreira; vereador de Herval, Paulo Coelho, José Erni, entre outras lideranças e representantes locais. Estiveram presentes ainda o chefe de gabinete de Sossella, Artur Alexandre Souto, o assessor Alex Trescastro, além do representante da Comissão de Assuntos Municipais, Evandro Benites.

Obra que estava em andamento em um dos trechos está parada

Obra que estava em andamento em um dos trechos está parada Foto: Arquivo TP

Comentários do Facebook