GREVE DOS CAMINHONEIROS

Serviços normalizam nas prefeituras da região após finalização da greve

Prefeitura de Pedras Altas já normalizou os serviços, mas veículos estão sendo abastecidos em municípios vizinhos

Prefeitura de Pedras Altas já normalizou os serviços, mas veículos estão sendo abastecidos em municípios vizinhos Foto: Arquivo TP

Conforme divulgado pelo TP no especial sobre a greve dos caminhoneiros na última edição, o desabastecimento, principalmente relacionado aos combustíveis, levou pelo menos quatro municípios que integram a cobertura impressa do TP a decretar calamidade pública.

Os decretos, baseados na falta de combustíveis para os veículos, mostravam medidas a ser adotadas pelos municípios até o fim de semana, ou enquanto durasse a greve e as Prefeituras tivessem dificuldades de abastecer maquinários e veículos das frotas, principalmente escolar e de saúde.

Entre as medidas adotadas estavam a suspensão das aulas escolares em virtude da falta de combustível para os veículos do transporte escolar, a suspensão de ações que necessitassem de maquinários e a restrição da utilização dos veículos da saúde para atendimentos de urgência e emergência.
A greve foi encerrada após o acordo entre a categoria e o governo federal, mas principalmente, pela ordem de desobstrução das rodovias através da intervenção do Exército. A partir de então, o tráfego dos caminhões começou a ter continuidade e os abastecimentos deram início nos municípios.
Confira a situação dos serviços ofertados pelas Prefeituras da região:

CANDIOTA – No município, todos os serviços foram retomados. De acordo com a assessoria e Imprensa da Prefeitura, apenas o evento em comemoração ao dia do Meio Ambiente que aconteceria nesta segunda-feira (4) foi cancelado, tendo em vista a recente normalização do transporte escolar. Quanto à recuperação das aulas, conforme a assessoria, haverá uma reunião no dia 6 de junho com os diretores das escolas para definir de que forma será feito. E os procedimentos e consultas fora do município que haviam sido cancelados, já estão sendo reagendados. Demais serviços não foram afetados.

HULHA NEGRA – Conforme previsto pelo Executivo, nesta segunda-feira (4), retornaram a normalidade dos serviços municipais. Conforme a assessoria de Imprensa da Prefeitura, o prefeito Renato Machado informou que os veículos da saúde retornaram a realização de viagens de pacientes para outros municípios e as aulas também foram retomadas, assim como o atendimento em todos os setores municipais. “Não tivemos nenhum prejuízo e atendimentos emergenciais foram mantidos na saúde”, afirma o prefeito. Ainda segundo a assessoria, a secretária de Educação Adriana Delabary garantiu a recuperação de aulas em sábados e férias de julho.

PINHEIRO MACHADO – Segundo o prefeito Zé Antônio, após o encerramento da greve dos caminhoneiros, as demandas do município já estão sendo atendidas, como o retorno às aulas em todas as escolas e as viagens da saúde. “As atividades voltaram à normalidade como era esperado pra esse início de semana”, relatou por telefone.

PEDRAS ALTAS – Na Cidade do Castelo as demandas municipais já estão retornando a normalidade. De acordo com Amarildo Borges, do setor de Projetos, as aulas retornaram nesta segunda-feira (4) e viagens da Saúde igualmente. Ao contrário de outros municípios, os abastecimentos de veículos que necessitam de gasolina estão sendo realizados em municípios vizinhos, visto o único posto de combustíveis ainda estar desabastecido e não ter, ainda, previsão da chegada de combustível.

Comentários do Facebook