INFORMÁTICA

Sistema da Prefeitura de Candiota sofreu ataque cibernético

Técnicos avaliam que ação aconteceu no último domingo (4). Durante a semana pouca coisa funcionou, porém nada foi perdido

Vários serviços estão suspensos em função do ataque ao sistema de informática Foto: J.André TP

São cada vez mais comuns os ataques a sistemas de informática. Os chamados hackers não perdoam nem sistemas complexos como do Pentágono (o complexo militar americano), quando mais sistemas mais vulneráveis.

No último domingo (4), como relata o gerente de Tecnologia da Informação da Prefeitura de Candiota, Everaldo Lima Gonçalves, o sistema do órgão foi atacado e violado. “Apesar de estarmos em constante evolução e termos um protocolos de segurança, os ataques são inevitáveis. Todos os dias recebemos vários deles, mas conseguimos bloquear, porém desta vez não”, explicou.

Everaldo acredita que ação tenha acontecido no domingo, porque no sábado o sistema foi utilizado normalmente e na segunda já havia sido atacado. O gerente tranquilizou dizendo que nenhum dado foi perdido, porque há backups (cópias). Contudo, assinala, o sistema está fora do ar, para que se possa restabelecer tudo que foi atingido. “Hoje dia acontece uma nova modalidade de sequestro, o de dados. Os hackers entram no teu sistema, criptografam as informações e depois te pedem um resgate para devolvê-las, com pagamento em bitcoins (moedas virtuais). Não tiveram êxito porque temos backups”, disse.

Durante toda a semana, os serviços da Prefeitura foram comprometidos devido ao ataque. Até mesmo durante a terça-feira (13), as notas fiscais eletrônicas não puderam ser emitidas pelas empresas – o serviço se restabeleceu na quarta. Também, pagamentos, empenhos, lançamento de receitas e despesas, marcação de consultas, cirurgias e exames, entre outras atividades, precisaram ser suspensas. O gerente de TI da Prefeitura acredita que até a próxima segunda-feira (19), tudo voltará ao normal.

O secretário de Administração e Finanças, Alexandre Vedooto, afirmou que a Prefeitura já está realizando mais investimentos em segurança cibernética, inclusive com a aquisição de dois novos servidores.

A empresa Delta Gestão Pública, que fornece os softwares (sistemas) para a Prefeitura de Candiota, também ficou de fazer um pronunciamento sobre o ataque.

A Prefeitura efetuou um boletim de ocorrência na Delegacia de Polícia local.

Comentários do Facebook