SANEAMENTO

Teste da Corsan aponta ótima vazão de água no poço do bairro Floresta em Hulha Negra

Água deve auxiliar na redução dos problemas de falta de água no município

Teste de vazão ocorreu durante 24 horas. Equipe explicou ao prefeito como se deu o processo.

Teste de vazão ocorreu durante 24 horas. Equipe explicou ao prefeito como se deu o processo. Foto: Silvana Antunes TP

Passou por testes e análises por meio de uma equipe da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Porto Alegre, a água do poço do bairro Floresta, em Hulha Negra.

O teste aconteceu na semana passada e teve por finalidade calcular a vazão de água produzida por hora pelo poço, bem como durante quanto tempo ele se mantém com a mesma vazão. A água proveniente do poço será utilizada para o abastecimento do bairro, bem como da localidade de Santo Antônio e Sede do município.

A verificação da vazão ocorreu após o tamponamento do poço, que possuía uma profundidade de 102 metros e em razão de parte dele possuir alto teor de substâncias, foi reduzido para 80 metros.

De acordo com o responsável de testes da Corsan, Fábio Araújo, além do cálculo de vazão, a retirada da água por 24h ininterruptas, também visou a limpeza do poço para uma outra análise das condições da água para o consumo humano. Segundo Araújo, foram instalados filtros e pré-filtros nas duas primeiras entradas de água do poço e o tamponamento ocorreu na entrada da pedra. “A média da vazão deve atingir 80% do nível estático. É um ótimo poço”, pondera.

A estimativa era de produção 19 mil litros de água por hora e a verificação apontou 26 mil litros ao final do teste. Apesar da utilização da água depender do resultado da análise da Corsan, o prefeito Renato Machado, que esteve acompanhando o processo, comemora. “Ficamos muito contentes com a produção do poço. Estimamos poder utilizar o máximo de água possível, pois vai melhorar muito o abastecimento do município. Nossa preocupação principal neste verão é melhorar ou amenizar o abastecimento de água em Hulha Negra”, afirma Machado.

Prefeito Renato Machado acompanhou o processo

Prefeito Renato Machado acompanhou o processo Foto: Silvana Antunes TP

Comentários do Facebook