EDUCAÇÃO

Trabalhos de Candiota e Hulha Negra se destacam na Fecimes de Pelotas

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

Trabalho da EJA, de Hulha Negra, foi premiado com o 2º lugar Foto: Divulgação TP

A Feira de Ciências e Mais Sabes da Metade Sul (Fecimes), que aconteceu no último sábado (28), no campus CAVG, em Pelotas, premiou pelo menos dois trabalhos da região.

Intitulado “Sistema Solar do qual fizemos parte”, elaborado na disciplina de ciências, das totalidades finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da escola estadual professora Dalva Conceição Medeiros, de Hulha negra, conquistou o 2º lugar.

O projeto foi desenvolvido pela turma e apresentado pelos estudantes Rubiano Larghi, Elizandra Correa e Jesus Lopes, através da orientação do professor Vinícius Kercher e seguiu o tema proposto na Feira de Ciências de Hulha Negra (Fecihune): “50 anos do homem na lua”.

Conforme o professor Vinícius Kercher, a conquista foi muito importante, principalmente pelas dificuldades atuais enfrentadas pela educação. “Sinto-me realizado como profissional, pois a educação ultrapassa os muros da escola e trabalhos como esse fazem os alunos enxergarem a escola com outros olhos e não somente apenas sendo algo conteudista. Os alunos estão de parabéns pelo empenho e dedicação. Também não poderia deixar de agradecer a Unipampa que disponibilizou o transporte até Pelotas, possibilitando a participação na Fecimes”, expôs Kercher.

Representando o município de Candiota, foi apresentado o trabalho “Doce aproveitamento”, realizado pelos alunos Camille Ferraz Brignol, Carla Simone Sampaio Lima, Lidiane Leite Ferreira e Neyellen Etcheyerria de Barros, da escola municipal Neli Betemps e orientado pelas professoras Flávia Daniela Texeira Castro e Angelita Madruga dos Passos.

O trabalho visou desenvolver habilidades dos alunos, utilizando e reaproveitando a matéria orgânica que, na maioria das vezes, é descartada no meio ambiente. O projeto foi desenvolvido interdisciplinarmente, com as turmas T1, T2 e T6, onde foram elaboradas várias receitas reaproveitando cascas de alimentos, tais como de maçã, bergamota e outras frutas. Segundo as professoras orientadoras, após a confecção das geleias, “analisou-se que o reaproveitamento da matéria orgânica é de suma importância para a conscientização em relação ao desperdício do lixo descartado que pode gerar fonte de renda e, também, no prazer em preparar receitas saborosas para familiares e amigos”.

Nesta edição, a Fecimes, promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense, reuniu mais de 600 participantes com o objetivo de popularizar a ciência. Os projetos apresentados na feira são resultantes de trabalhos realizados em sala de aula.

De Candiota foi premiado o trabalho Doce aproveitamento

Comentários do Facebook