DESENVOLVIMENTO

UTE Pampa Sul e as melhorias para Candiota e Hulha Negra

Você ainda possui 2 notícias no acesso gratuito. Efetue login ou assine para acesso completo.

ETA construída em Candiota visa garantir o abastecimento00 Foto: Divulgação TP

Durante a implantação da UTE Pampa Sul (Miroel Wolowski) foram adotadas ações e par­cerias com as Prefeituras de Candiota e Hulha Negra com o objetivo de promover, quando necessário, melhorias na infraestrutura de serviços básicos e, assim, contribuir com a promoção de níveis mais elevados de bem-estar da população.

Essa é a pauta que o Tribuna do Pampa traz nesta edição, em continuidade à série “Conclusão da UTE Pampa Sul, consequências e impactos na região” desta sexta-feira (7). Nesta edição, também estão sendo destaca­dos os ganhos que as comu­nidades dos dois municípios tiveram a partir de convênios e parcerias na usina.

Pensando em deixar uma descrição simples, após entrevista com o gerente geral da obra da UTE Pampa Sul, Luiz Torres, o TP optou por listar as principais iniciativas realizadas nas duas cidades.

Confira:

– SAÚDE: Em Candiota, foram doados equipamentos médico-hospitalares e realiza­da reforma da sala de observa­ção do Hospital Beneficente de Candiota, executada a reforma e adequação da Uni­dade Básica de Saúde (UBS) de Seival e feita doação de 21 tablets para a Secretaria de Saúde, os quais estão sen­do utilizados pelos Agentes Comunitários de Saúde nas visitas domiciliares, de modo a propiciar a melhoria do aten­dimento à comunidade ampa­rada pelo Programa Estratégia Saúde da Família (ESF). Em Hulha Negra, foi realizada a cobertura do estacionamento de ambulâncias do hospital e a doação de equipamento médico-hospitalar.

– EDUCAÇÃO: Em Can­diota, a quadra poliesportiva da Escola Francisco Assis Rosa de Oliveira (FARO) foi completamente revitalizada, ganhando novo alambra­do, pintura e estruturas. Em Seival, a Escola Seival foi contemplada com recursos para desenvolver projeto en­globando acompanhamento pedagógico, esporte, lazer cultura e artes e a Escola de Educação Infantil Gente Fe­liz recebeu equipamentos de informática.

– SEGURANÇA: foram me­lhoradas as condições de atendimento à população, com a reforma e ampliação do Posto da Brigada Militar de Candiota e doação de equipamentos para a Brigada Militar e Polícia Civil;

– LAZER: foi executada a revitalização da praça da Vila do Seival, que conta com parquinho infantil e pista de skate, entre outras melhorias. Hulha Negra foi beneficiada com três academias ao ar livre, por meio de repasses ao Fundo do Idoso – uma instala­da na sede do munícipio, outra na Trigolândia e a terceira no assentamento Conquista da Fronteira.

– SANEAMENTO BÁSICO: foi inaugurada a Estação de Tratamento de Água (ETA), com capacidade de tratamen­to de 60 litros por segundo visando garantir o abasteci­mento da Sede de Candiota, Vila Residencial e parte da zona rural.

– PLANE­JAMENTO URBANO: elaboração dos Planos Diretores de Candiota e Hulha Ne­gra, em par­ceria com a Universida­de Região da Campanha (Urcamp), por meio da colaboração das equi­pes técnicas das Prefeituras Municipais. O Plano Diretor de Candiota já foi aprovado na Câmara de Vereadores conforme Lei Complementar nº 081 de dezembro de 2018. O Plano de Hulha Negra ainda está em tramitação.

– IDOSOS: os grupos de idosos de Candiota e Hulha Negra ligados aos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) dos municípios, receberam, cada um, um ve­ículo do tipo van, que serão utilizados para o transporte dos idosos em atividades e eventos ligados à promoção da sua qualidade de vida.

Comentários do Facebook