INFRAESTRUTURA COMPROMETIDA

Vereadores discutem condições de ruas e estradas de Piratini

Estradas do interior estão com pontos bastante críticos

Estradas do interior estão com pontos bastante críticos Foto: Fotos: Divulgação TP

A precariedade das ruas da cidade, o escoamento da produção de soja e as reais condições de trafegabilidade das estradas da zona rural, bem como, a situação de pontes e bueiros no interior foram temas discutidos pelos vereadores em sessão realizada na última segunda-feira (16), na Câmara de Vereadores. A maiorias pressionou o Executivo, solicitando agilidade no processo de recuperação das ruas, bem como atenção as estradas do interior que em sua maioria, estão bastante fragilizadas.

O assunto discutido pelos parlamentares é também comentado constantemente nas redes sociais pela comunidade. O descontentamento da população com relação à situação de trafegabilidade das vias urbanas é uma pauta antiga e nem mesmo o mutirão que havia sido anunciado pela Prefeitura, ainda em dezembro de 2017, foi capaz de reduzir os problemas. Atualmente, diversos bairros como Por do Sol, Padre Reinaldo, Avenida 6 de Julho, Rua que da acesso ao Prédio do INSS, entre outras, são palco de discussão e reivindicação.

A chegada do inverno e o escoamento, principalmente da produção de soja é outro agravante que a comunidade rural tem se preocupado. O período de seca durante parte do verão e perda de mais de 40% da produção agrícola resultam ainda no drama que produtores enfrentam diante da falta de manutenção das estradas que poderá ainda reduzir o lucro que já está comprometido.

O prefeito Vitor Ivan não esconde as dificuldades que vem enfrentando ao longo de sua gestão. São inúmeros os empecilhos encontrados desde que assumiu o Executivo e com seus secretários não está sendo diferente. A falta de recursos, precariedade e insuficiência de maquinários são fatores que contribuem para o acúmulo de problemas.

Rua que dá acesso ao prédio do INSS também  apresenta dificuldades na trafegabilidade

Rua que dá acesso ao prédio do INSS também
apresenta dificuldades na trafegabilidade

A maioria dos vereadores se mostraram descontentes pelo fato de muitas das reivindicações não estarem sendo respondidas nem solucionadas pelo Executivo. O vereador Jimmy Carter (MDB), salientou que se sente desmotivado, pois não há resposta da Prefeitura acerca dos pedidos constantemente solicitados.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Alex Matos (Progressistas), questionou o planejamento executado pela Prefeitura. O vereador José Auri (PT), falou sobre o trabalho realizado pela Prefeitura no Assentamento Canaã, onde bueiros e uma ponte que recentemente havia sido reconstituída, voltaram a apresentar problemas.

Segundo o vereador Mauro Castro (MDB), localidades como o Segundo Distrito do município, há um bom tempo apresentam problemas crônicos e é uma rota fundamental no escoamento de soja que está aproximando. Já o vereador Macega, também (MDB), ressaltou a falta de recursos do Executivo, que segundo ele, a partir do dia 20 de cada mês, o combustível é limitado, e por isso, chega a ficar em torno de 10 dias sem executar os serviços. Para Macega, os produtores que já estão sendo prejudicados certamente auxiliariam para que o trabalho seja realizado. Outro problema discutido pelo vereador é com relação a falta de tratoristas, sendo que existem veículos para o uso. O vereador se mostrou bastante indignado com relação ao posicionamento adotado pela administração pública até o momento e ressaltou que irá pressionar ainda mais o Executivo.

Bueiro e ponte que havia passado por manutenção no assentamento Canaã, voltou a apresentar problemas

Bueiro e ponte que havia passado por manutenção no assentamento Canaã, voltou a apresentar problemas

O vereador Sergio Moacir Rodrigues (PDT), líder do governo na Casa Legislativa, foi o único a defender as ações e o plano de trabalho adotado pelo Executivo. De acordo com Serginho, o trabalho está sendo realizado, mas é necessário entender que assim como em outros municípios, Piratini também sofre com problemas financeiros. O parlamentar, diante das críticas dos colegas, disse que irá solicitar um relatório das secretárias de Infraestrutura e Logística e secretária de Urbanismo e apresentará na próxima sessão a fim de esclarecer os fatos citados. “Eu acompanho constantemente o trabalho realizado, só posso estar muito engado então”, pondera Serginho.

TRABALHO – De acordo com o Secretário de Infraestrutura e Logística, Carlos Alberto, no sábado (14) e segunda-feira (16), foi realizado em parceria com empresários do polo madeireiro, a revitalização de pontos desgastados na Agrofil, 4ª distrito, bem como melhorias em trajetos no Paredão, Costa do Bica e Chapadão, 3ª Distrito. Conforme relatou o secretário, pontos como Serro do Sandi que dá acesso ao município de Pinheiro Machado e o trajeto da Coxilha Alta, também estão passando por melhorias, bem como é o caso dos Três Coqueiros e Assentamento Umbo. Alguns pontos também estão passando por revitalização e melhoramento de pontes e bueiros do interior do município. De acordo com Alberto, as ações estão sendo realizadas, principalmente em trechos que precisam de mais atenção.

A reportagem do Tribuna do Pampa conversou também com o Secretário Municipal de Urbanismo, Claudio Peres, que salientou que está trabalhando com os veículos que possui atualmente, uma retroescavadeira e uma caçamba. “Em reunião o prefeito Vitor Ivan achou melhor ceder uma patrola para o desenvolvimento do serviço da pasta que será capaz de dar continuidade e executar o trabalho de revitalização de trechos na zona urbana que estão em péssimas condições. A expectativa é de que na próxima semana, a patrola esteja a cargo da Secretaria que seja dado o inicio da revitalização do bairro Padre Reinaldo, que já recebeu cascalho para a execução do serviço”, relatou o secretário, que garantiu o serviço do equipamento também para outros pontos.

Comentários do Facebook