200 anos de Independência

Chegamos atônitos para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Uma data tão significativa deveria nos unir enquanto povo, porém o que veremos neste dia 7 de setembro, salvo exceções, são manifestações carregadas com um simbolismo que não agrega, muito ao contrário.
Mesmo após dois séculos do grito do Ipiranga, dado por dom Pedro I em 1822, ainda as palavras independência e soberania precisam de um maior aprofundamento. Não há dúvidas que neste período avançamos, porém ainda somos um país muito desigual em vários aspectos, mas fundamentalmente social e economicamente.
Como já dito aqui em outras ocasiões, nossa verdadeira independência virá quando formos uma Nação que verdadeiramente investe na Educação como sua principal prioridade nacional. Ela é que vai fazer diminuir as desigualdades e nos fazer um país de homens e mulheres mais felizes.
Precisamos sim comemorar os 200 anos, mesmo que estejamos sob o convívio de ameaças democráticas. Aliás, a defesa intransigente da democracia, como um valor inegociável, com certeza será a marca deste bicentenário.

Viva o Brasil e o seu povo!

Comentários do Facebook