FESTA EM HULHA NEGRA

25ª Semana do Colono encerra com sucesso de vendas e de público

09No último fim de semana, de 1º a 3 de agosto, aconteceu em Hulha Negra, a parte festiva da 25ª Semana do Colono. O evento, que foi retomado após cinco anos, foi considerado pelo Executivo como um grande sucesso.

Números repassados ao Tribuna do Pampa nesta quinta-feira (7), apontam uma estimativa de público de mais de 10 mil pessoas entre os três dias de festividade. A exatidão de informações não ocorreu em virtude da festa, em 2025, ter sido aberta ao público, sem cobrança de entrada no domingo como antigamente era costume.

Ainda falando em números, conforme a Prefeitura foram contabilizadas 1.242 comandas entre os dois dias de oferta do café colonial, mas segundo apurado pelo jornal com a comissão, o número de pessoas que passou pelo café é ainda maior, pois algumas famílias utilizavam a mesma comanda para o pagamento.

Café Colonial superou expectativas e encerrou antes do previsto Foto: Silvana Antunes TP

Com relação às vendas da parte do comércio em geral e setor agropecuário, agricultura familiar e agroindústrias, até o fechamento desta edição não foi possível contabilizar valores, mas conforme a organização, muitos expositores mostraram satisfação pelo número expressivo de produtos comercializados.

Já para o baile oficial, única cobrança da festa, foram vendidos 1.163 ingressos, sendo 524 antecipados e 639 na hora do evento.

TP NA FESTA

Durante os três dias de festa a equipe do Tribuna do Pampa fez a cobertura presencial do evento. Com um estúdio montado em um estande dentro do ginásio, foram realizadas reportagens gravadas e entrevistas ao vivo para mostrar o evento.

O TP contou com a parceria da Veríssimo Produções e apoiadores, como o Restaurante e Pizzaria Don Benedetto, a CBE Decorações – de Cleonice e Elenice Cavalheiro, que trabalha com pegue e monte e decorações diretas em salões e residências, tais como para aniversários, formaturas e casamentos, a Cooperativa Produção, Trabalho e Integração Ltda (Coptil) e Cooperativa de Eletrificação Rural fronteira Sul Ltda (Coopersul).

AVALIAÇÕES

TP montou estúdio onde realizou cobertura jornalística ao vivo durante a festa

No fim da tarde de domingo (3), recebeu no estúdio o prefeito Fernando Campani, a secretária de Agropecuária, Marciane Fischer e o secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Igor Canto, para uma avaliação acerca da festividade.

Campani disse que o momento era de agradecimento e reconhecimento ao trabalho em equipe realizado por secretários e servidores para que a festa acontecesse. “Colocamos em prática o que assumimos de compromisso e a festa aconteceu. Agradeço a todo grupo, fica aqui minha profunda gratidão e também as Prefeituras de Candiota e Pedras Altas que emprestaram asfalto, mostrando integração e solidariedade. Então, por toda essa grandiosidade que vimos aqui, posso dizer que a festa foi fabulosa”.

A secretária Marciane lembrou que a equipe era formada a maioria por jovens que não tinham experiência na Festa do Colono. Ela também falou do desafio da Mostra dos Animais. “Essa foi a primeira dificuldade e por ser de retomada, não foi algo que aconteceu no ano passado. Mas superou todas as nossas expectativas. Às 16h bancas foram embora pois haviam vendido tudo, uma senhora produtora me chamou emocionada, porque vendeu tudo, fez mais produtos e vendeu tudo de novo. Nosso café colonial faltou porque foi um sucesso e são coisas que vamos reorganizar para o próximo ano. O Campani chegou e disse que queria a volta da Mostra dos Animais, mas aceitamos o desafio e foi um sucesso. Os agricultores que foram os principais atores ficaram emocionados e outros já estão querendo participar”.

Igor Canto, secretário de Cultura, Desporto e Turismo falou sobre as mudanças estruturais. “Ficamos contentes com tudo que está acontecendo. Agradeço o Campani por ter aceito e apostado em ideias que não consegui fazer anteriormente, como levar o palco para a área externa. Apostamos na mudança da estrutura e tudo foi um sucesso, da praça de alimentação a área interna. Temos que pensar em ampliação de estruturas  para o ano que vem, mas foi muito bom”.

Abertura oficial

Autoridades, comissão organizadora e soberanas participaram da abertura Foto: Silvana Antunes TP

Outro diferencial da edição de 2025 foi a abertura oficial do evento, que neste ano aconteceu na noite de sexta-feira (1º) reunindo diversas autoridades e as soberanas da edição no palco localizado na área externa do parque da festividade. Integraram a corte em 2025 as jovens kailaine Reetz (rainha), Vanessa Davoglio (1ª princesa) e Isabelly Mattos (2ª princesa). Ainda esteve presente no palco a soberana do Turismo do Pampa Gaúcho, Eduarda Dias.

Na ocasião, o prefeito Fernando Campani antes de dar como aberta da festividade, relembrou o compromisso firmado com a população para a retomada da festa na cidade e destacou a importância do trabalho coletivo em prol do desenvolvimento de uma cidade e sua população.

O Legislativo manifestou um reconhecimento à Prefeitura de Hulha Negra pela retomada da festa. “A iniciativa da administração municipal em resgatar essa tradição merece aplausos e o apoio de todos que acreditam na valorização do campo e da cultura local. O Poder Legislativo tem orgulho de ser parceiro neste projeto, caminhando lado a lado com o Executivo e com a comunidade para construir uma Hulha Negra cada vez mais forte, enraizada em seus valores e voltada para o futuro. Parabéns, Hulha Negra! Que essa festa siga viva por muitas gerações”.

EMATER

Integrante da comissão organizadora, a Emater/Ascar de Hulha Negra, que tem a frente como chefe do escritório na cidade a extensionista Suzane Xavier Cardoso, em entrevista ao TP disse que o evento superou as expectativas. “Foi um sucesso, tanto de vendas como o café colonial, onde foi feita a mesma quantidade de anos anteriores e esgotou antes do esperado. Muitas pessoas não conseguiram passar no café. Nas bancas tivemos expositores onde os produtos esgotaram já no sábado e eles produziram para o domingo, nossas agroindústrias venderam, quase todos os seus produtos, a exposição de animais superou muito nossa expectativa”, comentou Suzane.

Agroindústrias e agricultura familiar

Um dos destaques da 25ª edição foi o Pavilhão da Agricultura Familiar. Localizado na área interna do ginásio, contou com a participação de expositores de municípios da região com sucos, vinhos, doces e cachaças, além das cinco agroindústrias de Hulha Negra – a Queijaria Tambero (queijos), a Agroindústria Zago (queijos e doce de leite), Sinuelo (charque, linguiça e salame), Pampalac (queijos e iogurte) e Tia Zane (panificados).

Ainda, bancas com comercialização de tortas, doces, mel, pães e doces de produtores de Hulha Negra.

A voz da festa

Missão Cumprida. Desta forma comentou Henrique Outeiro, conhecido como “A voz da Festa do Colono”, acerca do trabalho realizado em mais uma edição da festividade. Neste ano, ele apresentou a abertura e atrações do evento ao lado da secretária de Agropecuária, Marciane Fischer. “Já se passaram mais de 10 anos desde que apresentei a Festa do Colono pela primeira vez, e eu ainda sinto a mesma emoção ao emprestar a voz a essa festa que afinal também me representa. Obrigado a todos os artistas, autoridades e talentos que passaram pelo palco da 25ª Semana do Colono, essa festa é de todos nós. Obrigado a toda equipe incansável que preparou este belíssimo evento, pela confiança em mim depositada e pela parceria durante estes dias memoráveis. Falando em parceria, agradeço em especial a Marciane que este ano somou-se nessa nobre tarefa, formamos uma boa dupla. Sigo sempre aprendendo, e sempre grato pela vocação de comunicar com alegria. Vida longa a Festa do Colono!”, manifestou.

 

 

 

 

 

Talento Mirim

A oficina de Música e Cidadania do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Hulha Negra foi um dos destaques com o talentoso aluno Samuel Paz Amaro, representando o município ao dividir o palco com o cantor da música gaúcha e da América Latina, Daniel Torres.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Shows e apresentações

Durante a festividade, diversas atrações musicais e artísticas foram proporcionadas ao público presente. Elas iniciaram na sexta-feira (1º) com a tradicional Noite Gospel e Centro Sião. No sábado (2), teve Musical RGV, Projetos do CRAS (Banda Municipal e Música e Cidadania), Bloco Coisinha do Pai, baile com Os 4 Irmãos, Grupo Sandim e Banda Doce Pecado. No domingo (3), Marcos Leal, Projetos do Cras (Balé e Dança Moderna), show com Joca Martins, Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Sonnenschein, show de Daniel Torres, Banda Portal 4, Banda Sétimo Sentido e encerramento com DJ Thiago.

Mostra de Animais

A 3ª Mostra de Animais foi uma das atrações retomadas na edição 2025 e considerada um sucesso. A Mostra contou com exposição e desfile do gado leiteiro das raças holandesas e jersey, um cavalo crioulo e ovelhas da raça texel. A acadêmica de Zootecnia da Unipampa, Laura Vargas, integrante do Tambo JL, de propriedade familiar, realizou uma palestra pedagógica sobre a morfologia das raças bovinas, holandesa e jersey, levando um grande conhecimento para cooperar no trabalho realizado pelos criadores de animais da região que estiveram presentes no evento.

Sobre a participação, Laura se manifestou. “Foi uma grande honra poder representar a raça holandesa e levar um pouquinho do nosso trabalho para a comunidade local e região. O Tambo JL agradece a oportunidade e parabeniza a comissão organizadora pela retomada dessa atividade tão importante, contem sempre conosco”.

 

 

JÁ FOI NOTÍCIA NO IMPRESSO

Comentários do Facebook