RELIGIÃO

Paróquias de Candiota e Hulha Negra convidam para celebração de Corpus Christi

Tapetes estão sendo montados com pinturas Foto: Divulgação TP

Na próxima quinta-feira (8), as comunidades católicas estarão voltadas a celebração de Corpus Christi. Além dos tradicionais tapetes para marcar a data, e que estão sendo elaborados com muito empenho pelas comunidades, através das pastorais e catequese, em 2023, mais uma vez a solidariedade será um importante marco. Estarão sendo arrecadados alimentos não perecíveis e roupas para pessoas em situação de vulnerabilidade social dos municípios.

Missas estão marcadas para acontecer a partir das 15h do dia 8 de junho, tanto na Comunidade Imaculada Conceição, em Candiota, com procissão do Santíssimo na praça Dario Lassance, como na Comunidade Matriz São José, em Hulha Negra, com procissão pelas ruas da cidade.

SOBRE A DATA – Segundo frei Tiago Frey, Corpus Christi é uma data de convite de adoração e expressão pública da fé na presença real de Jesus Cristo na forma de espécies consagradas. “A Eucaristia revela a nós, o pão descido do céu. Ele é o pão do céu aonde alimentamos a nossa espiritualidade. A expressão Corpus Christi vem do latim e significa a solenidade do corpo e sangue de Jesus Cristo. Dessa maneira, o papa Francisco nos relata que ‘a solenidade de Corpus Christi nos convida a sair e levar o Senhor para a vida cotidiana, levá-lo onde a vida se desenvolve com todas as suas alegrias e sofrimentos. Quando o Corpo de Cristo sai nas ruas é justamente para acolher toda a realidade do nosso povo de Candiota e Hulha Negra. Ou seja, com suas alegrias, esperanças, sonhos realizados, como também para acolher os desafios, emaranhados e dificuldades que as pessoas estão enfrentando”, explicou o frei, ressaltando que “os tapetes de Corpus Christi revelam a beleza do próprio Deus, que se expressa através da beleza da arte e através da arte chegamos ao transcendente”.

Frei Tiago também relembra a Carta a Toda Ordem. “Também São Francisco de Assis tinha uma grande reverência a Eucaristia, quando nos relata na Carta a Toda Ordem: ‘Pasme o homem todo, estremeça o mundo inteiro e exulte o Céu, quando, sobre o altar; na mão do sacerdote, está Cristo, o Filho de Deus vivo! Ó admirável grandeza e estupenda dignidade! Ó humilde sublime! O Senhor do universo, o Deus e o Filho de Deus, assim se humilha e se oculta sob a módica fórmula de pão para nossa salvação! vede irmãos, a humildade de Deus e derramai diante Dele os vossos corações; humilhai-vos também vós para que sejais exaltados por Ele. Nada, pois, de vós retenhais para vós, para que vos receba a todos por inteiro Aquele que se vos dá todo inteiro’”.

Ele conclui com um pedido de fortalecimento espiritual. “Que esta data de Corpus Christi possa fortalecer a nossa espiritualidade e nossa compreensão do Corpo e Sangue do Senhor que através da mão do sacerdote chega a todos! E que o bom Deus possa abençoar e iluminar todas as nossas famílias. Paz e bem!”.

 

Comentários do Facebook