COMEMORAÇÃO

60ª Festa da Imaculada Conceição encerra com dia festivo e Feira do Comércio em Candiota

Se encerra neste domingo (8), as comemorações alusivas a 60ª Festa da Imaculada Conceição em Candiota, padroeira de Candiota. Para a data, está programada uma missa festiva, almoço, reunião dançante e a 3ª Feira do Comércio, no salão da comunidade.

As atividades alusivas a data começaram no último domingo 1º com a missa de abertura, tendo continuidade com outras duas missas para completar o Tríduo. No dia 4, aconteceu o bingo beneficente e nesta quinta-feira (5), às 20h, uma procissão motorizada com saída do ginásio Lucas Porciúncula

Para esta sexta-feira (6), está programada uma caminhada luminosa (cada pessoa leva sua vela), com saída do ginásio a partir das 20h.

Já para o domingo (8), dia da padroeira, a programação contém uma missa festiva às 10h; um almoço no salão da comunidade às 12h; bênção da saúde às 14h; apresentações culturais às 14h30; e reunião dançante com o musical RGV Animação às 15h. No dia 8 também acontece a 3ª Feira do Comércio de Natal da Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropecuária (Acisa) e Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) de Candiota, na área externa do salão da comunidade.

Cabe lembrar que para os 60 anos da festividade foi pensada uma logomarca que ressaltasse esse jubileu de diamante da sexagésima edição da Festa da Imaculada Conceição (1964-2024). A imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição na parte central, revela a devoção ao redor de Nossa Senhora, Mãe de Deus. Ela está ao lado da imagem da Usina de Candiota que ressalta o trabalho da população. Também presente, a uva revela o potencial da viticultura, que através das mãos do sacerdote na missa, o consagra e o torna sangue de Cristo. Do outro lado, a oliveira, revela o potencial da olivicultura na região e lembra que o azeite de oliva se torna o óleo consagrado para o sacramento do Batismo, da Crisma e da Unção dos Enfermos.

Com a Imaculada Conceição: comemoramos sessenta anos!

Frei Tiago Roberto Frey, OFM

Chegamos numa marca histórica no ano de 2024, sessenta anos da Festa da Comunidade Imaculada Conceição de Candiota, além disso, padroeira do município de Candiota, desde o ano de 1993. Diante do tesouro da fé, ligado com os acontecimentos do dia-a-dia, queremos que Nossa Senhora nos ampare e proteja, para sermos instrumentos da esperança do Senhor.

Diante do tesouro da fé, trazidos pelos antepassados há muito, muito tempo atrás, trouxeram consigo a devoção a Mãe de Deus, Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Quem sabe nossos antepassados na Campanha Gaúcha, em especialmente no solo Candiotense, nas horas difíceis do seu viver, recorreram a Nossa Senhora da Imaculada Conceição para a resolução de dificuldades, conflitos e/ou problemas. Além disso, também na sociedade de hoje, recorremos a Mãe de Deus para nos amparar, nos proteger, nos iluminar e nos conduzir.

Completar sessenta anos é dizer que é uma celebração que faz parte da tradição do povo Candiotense, ou seja, a celebração da padroeira de Candiota faz parte da vida anual, de quem vive nestas terras do Pampa Gaúcho. Essa tradição nos conduz a perceber, como nos orienta o Papa Francisco, que Maria se apresenta como um vaso, de onde podemos retirar memórias de Jesus Cristo, para inspirar a nossa vida. E aprender os significados dos acontecimentos do nosso viver, a luz da espiritualidade.

Além disso, as diversas atitudes devocionais, que acontece ao longo do ano, é refletida de maneira mais forte neste período, as devoções a Nossa Senhora. Onde as pessoas expressam de maneira visível a devoção a Maria. Diante tantas expressões de fé, Nossa Senhora nos ampara, nos protege, nos cuida, nos ilumina, nos guarda e nos faz caminhar no sentido mais profundo da existência humana.

Portanto, completar sessenta anos da Festa da Imaculada Conceição, padroeira de Candiota é dizer um muito obrigado a todas as pessoas cooperaram para chegássemos a essa data. É ver com alegria toda a festividade nesta semana. E olhar com muita esperança para o futuro, pois “com a Imaculada Conceição, somos peregrinos de Esperança”.

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook