CAVALO CRIOULO

7ª Credenciadora Mista ao Freio de Ouro acontece neste fim de semana em Candiota

Cerca de mil pessoas são esperadas diariamente na Cabanha Beribá

A advogada Lucel Betiollo preside o NCCC e é uma das idealizadoras do evento Foto: Divulgação TP

Nascida em 2018, a Credenciadora Mista ao Freio de Ouro já é uma tradição em Candiota, sempre no mês de março e já fazendo parte das comemorações do aniversário do município. Neste ano, o evento – que sempre acontece na sede da Cabanha Beribá, localizada no km 132 da BR-293, no Passo Real, está em sua sétima edição.

Os crioulistas – como são chamados os criadores e apaixonados por cavalos crioulos – raça mais que identificada com o Rio Grande do Sul, devem aportar a partir desta sexta-feira (8) de todas as regiões gaúchas, de outros estados, da Argentina, Uruguai e até do Chile, para as disputas que se estendem até o domingo (10), e como o próprio nome diz, credenciam para o grande campeonato Freio de Ouro, disputado em suas finais durante a Expointer, na pista localizada no coração do Parque Assis Brasil, em Esteio.

A 7ª Credenciadora é uma realização da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) e do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Candiota (NCCC). Tem o apoio da Prefeitura de Candiota, da Agropecuária e Posto dos Balinhas, da Agropecuária Betiollo e da Cabanha Beribá.

O evento contempla o 6ª Freio do Proprietário, 6º Freio Jovem, 7ª Concentração de Machos, 5ª Exposição Morfológica e a 4ª Paleteadas. As inscrições para esta edição se encerraram neste último dia 5. Haverá premiações em dinheiro para os vencedores.

Segundo a organização, os competidores precisam apresentar cópia autenticada do registro ou o original da Guia de Trânsito Animal (GTA) com retorno, exame de mormo e caderneta de vacinação dos animais.

 

UMA HISTÓRIA DE SUCESSO

 

O TP conversou com a proprietária da Cabanha Beribá, presidente do NCCC e uma das idealizadoras do evento, a advogada Lucel Betiollo. Ela destaca que a atividade, além de tudo, tem uma pegada cultural, esportiva, de lazer e de turismo, pois atrai gente de muito longe para Candiota.

Ela frisa que a Credenciadora não possui fins lucrativos. “É um evento sustentável, que agrega para o turismo do município, pois já se tornou de porte e renome no meio. Nós abrimos a cabanha para receber as pessoas, bem como colaborar para a seleção da raça Crioula, além da contribuição turística”, destaca Lucel, revelando que cerca de mil pessoas devem prestigiar as provas diariamente, sendo que boa parte se hospeda nos hotéis do município.

Como dito, em sua sétima edição, a Credenciadora já é um sucesso em seus propósitos e na avaliação de Lucel vem numa crescente, desde o seu lançamento há seis anos. “Recebemos animais e ginetes de altíssima qualidade, sendo que muitos deles chegam às finais do Freio do Ouro, em Esteio. Estamos satisfeitos com os resultados, tanto do ponto da raça, como de público que vem prestigiar este esporte a cavalo”, avalia ela.

PROGRAMAÇÃO

Dia 8 (sexta-feira): 8h – Início da admissão; 13h30 – Concentração de machos; 15h – Exposição Morfológica e Incentivo e 18h – Morfologia da Credenciadora.

 

Dia 9 (sábado): 8h30 – 1ª fase da Credenciadora (Freio de Ouro) – Fêmeas e Machos, Proprietários e Jovem; 14h – Mangueira – Fêmeas e Machos e 17h30 – Paleteadas Fêmeas e Machos.

 

Dia 10 (domingo): 8h30 – Mangueira – Fêmeas e Machos; 9h30 – Bayard Sarmento; 10h30 – Paleteadas final; 12h – Almoço e 13h30 – Paleteadas Força A e B.

 

ORIGINALMENTE ESTE CONTEÚDO FOI PUBLICADO NO JORNAL IMPRESSO*

Comentários do Facebook