PINHEIRO MACHADO

89 anos do Colégio Hipólito Ribeiro

Uma semana de atividades alusivas ao aniversário foi realizada na instituição

Predio hipolito

O Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro de Pinheiro Machado completou, no último sábado, 18, 89 anos dedicados à educação. Única escola da rede estadual na Terra da Ovelha, conta, atualmente, com aproximadamente 1200 alunos, os quais estão distribuídos em três turnos de atividades nas modalidades Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio Politécnico.

Para comemorar esta importante data, o colégio realizou intensas atividades durante uma semana, começando por uma visita dos estudantes na Fenadoce, em Pelotas. Além disso, nos dias 13 e 14, ocorreram os jogos interséries nos três turnos, envolvendo todas as modalidades. Já na quarta-feira, 15, o dia foi de muitas atrações com Feira do Livro, exposição de trabalhos e show com Taikiro Cunha. No período da noite, a comunidade prestigiou o lançamento do livro “Ensino de Química – Superação de Obstáculos Epistemológicos”, da doutoranda e professora da instituição, Claudia Medeiros. O ato contou com a presença de representantes da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

Várias atividades foram realizadas ao longo da semana

Várias atividades foram realizadas ao longo da semana Foto: Divulgação TP

As atividades continuaram na quinta-feira, 16, com mateada, apresentação de danças do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lila Alves e, ainda, do Cultart, do projeto Vida Nova. Para encerrar o dia, à noite, uma palestra sobre leitura foi proferida pela professora e dirigente Cultural do município, Dorisa Luz, a qual culminou com apresentação de rock. A sexta-feira, 18, dia de encerramento das comemorações foi marcada por um show de mágicas e entrega de medalhas para os vencedores das interséries. Também no encerramento houve show com Taikiro Cunha.

O Colégio Hipólito se destaca por contar com bons equipamentos pedagógicos, além de contar com o apoio do Grêmio Estudantil, Círculo de Pais e Mestres (COM), Conselho Escolar, Orientação Educacional e o Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Estâncias das Cacimbinhas. “Temos um quadro de recursos humanos fixo. Eventualmente, apresenta-se falta de professor em alguma disciplina, mas, geralmente, os problemas são solucionados rapidamente pela 5ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)”, comenta a direção da escola.

Atualmente, o Hipólito Ribeiro está sob a direção do professor Sandro Flores da Rosa e tem como vice-diretoras, Celi Viter da Cunha (manhã), Carine Madruga Vasconcellos (tarde) e Suzana Vargas da Silveira (noite). Na coordenação pedagógica estão as professoras Ana Luísa Amaro Fernandes (Ensino Médio), Ana Lúcia Garcia Dutra (EJA) e Flávia Monteiro da Silva (Ensino Fundamental).

SAIBA MAIS – A Maçonaria, que é uma instituição filosófica, filantrópica, educativa e engajada nos movimentos sociais e que tem por princípios: amor fraternal, assistência e lealdade, criou uma escola pública. Esta escola funcionou no prédio da Loja Maçônica e foi mantida pela ordem durante 13 anos. Como os alunos aumentavam, estava difícil de mantê-la, então, fundaram um cinema com o propósito de angariar fundos para auxiliar na manutenção da escola.

O Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, intendente de 1924 a 1928, destacou-se na sua atuação como venerável mestre da Loja, conseguindo conveniá-la com o Estado em junho de 1927, passando a ser Grupo Escolar Luz e Ordem, que continuou a funcionar nas dependências da Loja até 1931.

A partir de 1º de dezembro de 1932, por resolução da Loja, em homenagem ao Ex-Intendente Coronel Hipólito Ribeiro Júnior, que muito colaborou para a manutenção da instituição, a denominação foi mudada para Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, nome do progenitor do Coronel.

Por volta de 1934, a escola mudou-se para o prédio próprio, este em que está situada até hoje. Em 1972, a escola recebeu alunos e professores do curso Primário de Aplicação da Escola Professora Nehyta Ramos (Escola Normal de Grau Ginasial), pelo fato de ter sido extinto o Curso Normal. Já em 1975, recebeu alunos e professores da escola municipal Irmã Eugênia, por ter sido extinta. Neste mesmo ano, a escola Nehyta Ramos, que funcionava no prédio do Ginásio Nossa Senhora da Luz (hoje o pensionato), mudou-se para o prédio do Grupo Escolar General Hipólito Ribeiro, juntamente com a Extensão do Colégio Estadual Dr. Carlos Antônio Kluwe – 2º Grau- Bagé.

Em 1979, houve a unificação da Escola Nehyta Ramos com a escola Hipólito Ribeiro e a criação do 2º Grau, passando a denominar-se Escola Estadual de 1º e 2º Grau General Hipólito Ribeiro, de acordo com o cecreto de reorganização nº 28 325, passando ao atual nome Colégio Estadual General Hipólito Ribeiro em 2001, pelo decreto de 08/3/2001.

Comentários do Facebook