DEBATE

9ª Conferência de Assistência Social aborda os direitos da população em Hulha Negra

"A Assistência Social: direito do povo com financiamento público e participação Social”, foi o tema abordado durante o evento

Projetos assistidos pela Secretaria fizeram apresentações artísticas durante o evento Foto: Joanes Araujo/Especial TP

Mais de 200 pessoas participaram da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema “Direito do povo com financiamento público e participação social”, em Hulha Negra. O evento foi realizado na terça-feira (17), no Complexo do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

A Conferência é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social. A 9ª Conferência constitui-se em instância que tem por atribuição a avaliação da política da assistência social e a definição de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS). O evento teve como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger delegados para a 13ª Conferência Estadual de Assistência Social.

Secretária Elisete Brasil abriu a Conferência

Para refletir sobre esse tema, a conferência se organizou em três eixos: o direito a assistência social, direito social, proteção social e seguridade social – dever do Estado e direito do povo; gestão, execução e financiamento da política de assistência social; e participação e controle Social.

“Este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma Elisete Brasil, secretária de Assistência Social de Hulha Negra.

Público lotou as dependência do Cras

“Esses espaços fortalecem a participação social e são momentos importantes para o debate em torno das políticas públicas para conhecer as demandas da população. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado.

Ainda de acordo com o prefeito, mesmo diante de todos os desafios enfrentados, o município tem avançado na qualidade da prestação dos serviços, programas, benefícios e projetos socioassistenciais, tendo o direito à assistência social como principal foco. “Nossa gestão prima pelo bem-estar e valorização dos nossos usuários, a fim de que se tornem protagonistas de suas histórias”, completa o prefeito.

Durante a programação da Conferência aconteceu apresentação dos projetos de Dança e Banda Municipal, executados através da secretaria de Assistência Social. O pedagogo e especialista em psicologia social e políticas públicas, Marcus Gularte, apresentou o tema principal da Conferência e os três eixos.

Foram eleitos os delegados Eisa Andrade e Jianes Meris (suplente), representantes governamentais, e os delegados Vanessa Meleiro e Cleonice Mendes (suplente), representando a comunidade e usuários da Assistência Social. Eles vão representar Hulha Negra na 13ª Conferência Estadual de Assistência Social, de 12 a 14 de novembro, em Porto Alegre.

Comentários do Facebook