
Amostras de mel foram avaliadas pela cor Foto: Divulgação TP
No último sábado (12), ocorreu em Pinheiro Machado o 2º Concurso Municipal de Qualidade do Mel, organizado por uma comissão constituída pela Emater/Ascar, Associação Pinheirense de Apicultores (APA) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O evento aconteceu em sua 2ª edição e teve por objetivos difundir as qualidades do mel com base nas análises sensoriais, apoiar o associativismo como meio de união, progresso e desenvolvimento dos apicultores e da apicultura, divulgar as propriedades do mel, com vistas ao aumento do seu consumo, oportunizar aos apicultores a apresentação da qualidade do seu produto, despertar na população a consciência pela preservação das florestas e demais recursos naturais, popularizar os produtos provenientes da abelha melífera e estimular a apicultura racional e científica;
Na oportunidade, os produtos foram avaliados duas categorias: mel claro e mel escuro. De acordo com a Emater, a avaliação da qualidade do mel se dá por aspectos sensoriais, e são julgados quanto à cor, aroma e sabor.
O concurso contou com 11 amostras de mel claro e 13 amostras mel escuro, em um total de 21 apicultores, sendo que cada apicultor pode apresentar uma amostra por categoria.
VENCEDORES – Os méis são classificados em 1º e 2º lugar. Categoria Mel Claro: 1º lugar – Julio Fernandes Moreira e 2º – Vanderly Tornatto; Categoria Mel Escuro: 1º lugar – Carmem Lúcia Fagundes e 2º lugar – Marga Emilia R. PinhO, que participarão da etapa regional que está na sua 3ª edição e ocorrerá no dia 22 de maio no município de Jaguarão, concorrendo com outros 15 municípios da região que trabalham com apicultura.