ALTERNATIVA

Devolutiva de plano de ação busca alavancar o turismo em Pinheiro Machado

Durante a consultoria, o debate se deu em torno das experiências do público

Durante a consultoria, o debate se deu em torno das experiências do público Foto: Gislene Farion TP

Nesta terça-feira (19), o Poder Executivo de Pinheiro Machado, em parceria com o Sistema Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promoveu encontro para tratar sobre turismo, validação e devolutiva do plano de ação para o município. Em tempos de crise econômica, a iniciativa surge como alternativa de renda, emprego e geração de impostos através do desenvolvimento turístico da cidade e da região.

Além do vice-prefeito Jackson Cabral, a reunião contou com a participação de representantes de entidades importantes do município. Acias, Sindicato Rural, escolas e demais interessados no tema debateram sobre a proposta que implica, em um primeiro momento, na criação do Conselho Municipal de Turismo para que as medidas indicadas no plano de ação possam ser organizadas e colocadas em prática.

Pedra de Torrinhas é uma das atrações turísticas do município

Pedra de Torrinhas é uma das atrações turísticas do município Foto: Divulgação TP

Para a consultora do Sebrae/RS, Ivane Fávero, há muito valor na história, na cultura e na paisagem de Pinheiro Machado. Além disso, segundo ela, é primordial que se trabalhe com planejamento, ação e união. “É preciso acreditar e entender que nós, enquanto representantes do Sebrae/RS, fomentamos o turismo porque acreditamos que é um poderoso alavancador da economia das cidades, uma alternativa de renda e de desenvolvimento”, explicou. Na oportunidade, Ivane também comentou sobre a potencialidade do turismo a partir do que já se tem aqui e da importância de qualificar a oferta hoteleira, diversificar a gastronomia e valorizar elementos locais.

Segundo o vice-prefeito, o potencial turístico do município precisa ser explorado e para isso é fundamental a participação da comunidade. “Há um caminho importante a ser percorrido, passo a passo, na tentativa de mobilizar oficialmente a questão do CONTUR – onde as entidades vão ter representação – e depois traçar os objetivos, onde se possa inclusive deixar uma política de turismo ao município, que exceda a nossa administração, para que outras gestões possam trabalhar efetivamente”, salientou Cabral.

Comentários do Facebook