Tema para debate

O interessante do debate é que se um lado fala sem oposição tudo passa como se bom fosse. Esta semana, visando valorizar alguma coisa, que não se sabe o que fez para merecer o crédito, o presidente falava do recorde da Bolsa de Valores que ultrapassou os cento e trinta mil pontos (índice Ibovespa). E daí? Menos de dois em cada cem brasileiros investem na Bolsa.
O Ibovespa mede o desempenho das ações de cerca de setenta empresas que são as mais vendidas na Bolsa de Valores, cerca um quarto do total das empresas que vendem ações no Brasil, na Bolsa de Valores, B3. Acho que isto nada acrescenta a quem está lendo. O tema não é fácil de abordar e o número serve para fazer de conta que tudo está bem.
Não está.
Mais de 40% do índice Ibovespa depende das ações da Vale, Petrobrás, Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e B3, que é a empresa que opera a Bolsa de Valores.
Os bancos continuam lucrando bem, fechando agências e demitindo empregados. Isto interessa a quem? A Petrobrás dá lucro, mas a gasolina, o óleo diesel e o gás estão com os preços lá em cima. A Vale dá lucro exportando minério. Está bom para quem?
O povo percebe que a inflação está alta e que com seu salário está podendo menos.
O dólar está alto e gera inflação. Mas favorece os exportadores que vendem em dólar. Por outro lado, tudo que é importado fica mais caro com o dólar alto. Quem fica com o prejuízo?
O povo sabe que o desemprego está grande no país.
O povo sabe que minério de ferro e soja tem feito a riqueza de alguns. Bem poucos.
Vender minério de ferro é bom para quem compra e transforma em aço, a China principalmente, e para os acionistas da Vale.
Em 24.01.2015 escrevi neste espaço “E como ninguém quer admitir que não há energia para o país continuar crescendo…”. Continuamos dependendo da chuva e sem projeto nacional para resolver a questão da falta de energia.
Enfim, esta coluna não existe para tudo esclarecer, nem que eu quisesse conseguiria, mas para incentivar o debate sobre questões importantes. Para ilustrar que o diálogo é necessário e que nenhum depoimento apresenta uma verdade absoluta.
Do poema de Ramón de Campoamor: “Y es que enel mundo traidor / nada hay verdad ni mentira: / todo es segúnel color / del cristal con que se mira”.

 

Comentários do Facebook